28 junho 2012

PIPOCA DA ARQUITETURA NO SARAU JUNINO


A Equipe do CA está de parabéns! 
A Pipoca da Arquitetura fez sucesso no Sarau Junino da ULBRA Torres. 

Além de uma ótima oportunidade de confraternização, o Sarau realizado em 27 de junho possibilitou a continuidade da campanha para angariar recursos para a vinda do arquiteto catalão Joan Alfós Bernad, ministrante do Workshop MAP a ser realizado em agosto.

Agradecemos a todos os estudantes que prestigiaram a Pipoca da Arquitetura, especialmente àqueles que se envolveram diretamente na organização do evento, além da equipe do CA, agradecemos aos alunos Luciano Ronconi e Fábio Selau e ao Prof. Breno, pela ajuda com os equipamentos.  

27 junho 2012

ALUNOS DE PPII DESENVOLVEM PROJETO DE ESCOLA JUNTO À LAGOA DO VIOLÃO

Na foto abaixo, um registro do painel de PPII realizado no dia 26 de junho, no qual os estudantes apresentaram o Anteprojeto de Escola, localizada junto à Lagoa do Violão, na Praça Alberto Teixeira. 


A disciplina Prática de Projetos II, ministrada pelo Professor Guilherme Essvein de Almeida, tem como tema o desenvolvimento do projeto arquitetônico de um edifício de média complexidade. Neste semestre, os alunos estão desenvolvendo o projeto de uma Escola de Ensino Fundamental e Médio, cujo programa de necessidades contempla áreas de diretoria, apoio, ensino e lazer. 

Esta é a terceira disciplina da sequência de projeto, linha mestra do curso de Arquitetura e Urbanismo. As disciplinas de projeto se estruturam, tipicamente, em formato de ateliê, sistematizado através de assessoramentos orientados pelo professor e painéis de apresentação dos trabalhos ao grupo.

Segundo o Professor Guilherme, a disciplina de PPII vem tendo um desenvolvimento muito satisfatório, e a qualidade dos trabalhos apresentados demonstra o empenho dos estudantes.


20 junho 2012

PALESTRA DA ´MAENA AED´ REPERCUTE POSITIVAMENTE ENTRE ESTUDANTES


A palestra ministrada pela Arq. Michele Raimann, sócia-diretora da MAENA Arquitetura e Design, no dia 19 de junho integrou as atividades da disciplina de Representação Gráfica, com o objetivo de mostrar aos estudantes a interface entre arquitetura e design na identidade de marca, num processo que vai da papelaria até o ponto de vendas.

A Arq. Michele iniciou a conversa provocando o público acerca de conceitos teóricos como significado, mensagem e contexto, destacando a importância da “multidisciplinaridade orientada às pessoas”, que coloca o usuário no centro da investigação/proposição. Em seguida, discutiu a definição de ambiente, entendido como experiência e exploração dos sentidos, não restrito à delimitação física. Ao final, a arquiteta apresentou a visão da MAENA sobre identidade de marca e criação de ambientes de vendas, apresentando alguns cases desenvolvidos pela empresa.

Como mensagem principal, Michele Raimann destacou o papel do design e da arquitetura como criadores de significado, cujo produto resultante deve gerar identificação, inspiração e satisfação aos usuários.

A fala da palestrante gerou impacto muito positivo sobre o público presente, principalmente pela exposição de um portfólio consistente, cuja materialização respeita os preceitos conceituais de unir estratégia e criatividade com foco no usuário. A repercussão demonstra, em si, a capacidade de gerar identificação, inspiração e satisfação, uma vez que o principal objetivo ao trazer pessoas de fora é sensibilizar os alunos, fazendo com que se reinventem e reinventem a arquitetura.

Nesse sentido, a Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo entende que é necessário promover cada vez mais atividades desta natureza, mostrando ao aluno novas perspectivas sobre a prática profissional. Considerando a satisfação dos presentes e as limitações inerentes a uma atividade intradisciplinar, salientamos a intenção de promover nova palestra com a MAENA Arquitetura e Design, a fim de atingir amplo número de estudantes e também de egressos.

19 junho 2012

T&T PROMOVE VIAGEM DE ESTUDOS À EUROPA


III VIAGEM DE ESTUDOS DA ARQUITETURA PARA A EUROPA:
Descobrindo os contrastes do velho mundo através de um olhar profissional

Alemanha – Berlin
  França – Paris
  Espanha – Barcelona
 Itália – Roma
Portugal - Lisboa

De 09 a 23 de setembro de 2012

Investimento
Pacote Terrestre até 20.07.2012
3 parcelas de R$ 2115,00
(não inclui passagem aérea Brasil-Europa)

Maiores informações:
T&T Viagens e Feiras Internacionais - Eliane Tochtrop
Tel.:  (51) 33261770 -  85093012
Endereço: Rua Mariante 288/Cj 1408 – Porto Alegre –RS

14 junho 2012

CONHEÇA AS DEZ MELHORES FACULDADES DE ARQUITETURA DO MUNDO

Site dedicado aos estudantes de Arquitetura divulga ranking com as dez melhores faculdades do mundo. 

Visite http://www.graduatearchitecture.com/ e confira também os projetos premiados na
 "Graduate Architecture Award" 2010 e 2011, bem como o regulamento da edição 2012.


12 junho 2012

PALESTRA GRATUITA SOBRE IDENTIDADE DE MARCA COM MAENA ARQUITETURA E DESIGN

No dia 19 de junho, às 19h30, a arquiteta Michele Raimann, sócia-diretora da MAENA - consultoria em design estratégico que desenvolve projetos de identidade de marca, vai falar sobre a criação de projetos baseados na compreensão dos usuários.

Com larga experiência no design de showrooms do mercado imobiliário, a arquiteta apresentará projetos que unem criatividade e estratégia para contar a história da marca em todos os pontos de contato com o público, explorando o significado na interface entre o design e a arquitetura.  


Vagas limitadas! Inscreva-se pelo email: arquitetura.torres@ulbra.br

05 junho 2012

OFICINA DE CINEMA ABERTA À COMUNIDADE


Amplie seus horizontes com a 
OFICINA DE CINEMA
Aberta aos acadêmicos de todos os cursos da ULBRA Torres e à comunidade em geral.


Inscreva-se já!

Dias 15 e 16 de junho
Carga horária: 16 horas (vale como atividade complementar)
Investimento: R$ 30,00

Maiores informações na Secretaria do Curso de Arquitetura e Urbanismo

01 junho 2012

40% DOS ALUNOS DA ARQUITETURA JÁ ESTÃO REMATRICULADOS


Mais de 130 alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo aproveitaram
 a rematrícula presencial com 10% de desconto.

A campanha de descontos promocionais não acabou!
Matricule-se até 29/6 e aproveite o desconto de 5%.


Corra e garanta sua vaga!
Mais informações em http://www.ulbra.br/rematricula/

CURSO DE SKETCHUP: ÚLTIMAS VAGAS

Turma confirmada! 
Últimas vagas
 

Como o início do curso foi prorrogado para dia 9 de junho, ainda é possível fazer sua inscrição. 
Informe-se na Secretaria do Curso de Arquitetura e Urbanismo.