27 julho 2012

AVALIE O CURSO PELO AUTO-ATENDIMENTO ATÉ 31/7


Avaliação Institucional de Cursos


A ULBRA quer crescer, se fortalecer, e conta com a sua participação. Para isso, precisamos da sua opinião através da Avaliação Institucional de Cursos, na qual poderá opinar sobre diversos aspectos do seu curso. É com suas ideias que a Universidade irá melhorar ainda mais.

Para contribuir nesse processo você precisa acessar o Autoatendimento e responder a pesquisa. Não se preocupe: as informações são sigilosas. E sua participação irá auxiliar na promoção e melhoria da qualidade do ensino superior, na orientação da expansão da oferta de cursos, além de aprofundar os compromissos e responsabilidades sociais da Instituição.
Todos os alunos da Universidade podem opinar. Tanto da graduação e pós-graduação presencial quanto da modalidade a distância. Por isso, a pesquisa está sendo realizada em todas as unidades de ensino superior da ULBRA. Ela é processo essencial para a qualificação dos serviços em Ensino, Pesquisa e da Extensão, além de ser uma orientação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), por meio do Processo de Avaliação de Curso.


Contamos com a sua colaboração. E vamos juntos construir uma ULBRA ainda mais forte.Profª. Dra. Rosa Blanco Coordenação da Comissão de Planejamento e Avaliação Institucional

19 julho 2012

TCC II 2012/1: SETE ESTUDANTES CONCLUEM CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO NA ULBRA TORRES


Na última terça, dia 17 de julho, sete estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo na ULBRA Torres concluíram sua caminhada como graduandos, após terem seus Trabalhos de Conclusão de Curso aprovados por banca examinadora.

A banca foi composta pela Coordenadora do curso, Profª. Arq. Thaís Menna Barreto Martins, pelos membros internos da ULBRA, Prof. Arq. Enaldo Nunes Marques e Profª. Arq. Patrícia Freitas Nerbas, e pelo professor convidado Arq. Efreu Quintana.


A apresentação dos TCC´s reuniu professores, alunos, amigos e familiares dos formandos, que assistiram a explanação de cada estudante, seguida por parecer dos membros da banca examinadora. Os projetos englobavam programas variados:
- Estação de Permacultura (Alex Reis)
- Terminal Rodoviário I (André Lemos)
- Terminal Rodoviário II (Jonatan Serafim)
- Centro Gastronômico (Luis Vitt)
- Arena de Futebol (Sergio da Silva)
- Colônia de Férias (Vagner Scheffer)
- Centro de Animação Urbana (Yasmine da Rosa)


Ao final, após reunião da banca examinadora, foi realizada a leitura da ata de avaliação, com a divulgação das notas atribuídas pelos examinadores a cada um dos projetos. 

16 julho 2012

ALUNOS DE TC I APRESENTAM PESQUISA PRELIMINAR


Na última sexta, dia 13 de julho, os alunos de TCC I apresentaram à banca examinadora a pesquisa preliminar que fundamenta o Trabalho de Conclusão de Curso. O TCC I objetiva:
- Promover a consolidação do aprendizado do aluno no curso, avaliando a sua capacidade de projetar dentro dos critérios de funcionalidade, estética e viabilidade construtiva;
- Verificar a capacidade de compreensão quanto à efetiva necessidade do tema proposto e sua relação com demandas da comunidade;
- Verificar a capacidade de investigação quanto aos condicionantes legais e aspectos normativos.
- Verificar a habilidade na organização de dados e informações para um trabalho profissional de arquitetura.

Além do painel expositivo e da maquete do partido arquitetônico, cada aluno entregou um volume impresso, em formato de livro, reunindo toda a pesquisa realizada ao longo do semestre, que inclui justificativas sobre a viabilidade técnico-financeira, abrangência social e comunitária, localização e entorno, programa e dimensionamento, conforto ambiental, estratégia compositiva, aspectos tecnológicos e construtivos do tema escolhido. 



06 julho 2012

PRÉ-BANCA DE TC II PREPARA ALUNOS PARA BANCA FINAL DO DIA 17/7

A Pré-banca do TC II, realizada no dia 4 de julho, reuniu alunos matriculados, professores orientadores e a coordenadora da disciplina, atraindo também estudantes que estão cursando, ou vão cursar em breve, o TC I. O Trabalho de Conclusão de Curso trata de projeto cujo tema é de livre escolha do aluno e aborda assuntos relevantes para a atuação do arquiteto e urbanista, partindo da formulação de um problema arquitetônico e urbanístico, que envolve adequação física, cultural, histórica e social, bem como domínio e controle das relações existentes entre programa e tecnologia.


A Pré-banca é o último painel da disciplina, e tem o objetivo de preparar o aluno para a Banca Final, composta por membros internos e externos ao curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA.

A Banca Final do TC II 2012/1 será no dia 17 de julho às 14h30min e tem caráter público, ou seja, todos os alunos do curso e demais interessados estão convidados a participar, considerando que se trata de mais uma oportunidade de troca e intercâmbio de ideias, que permite também que estudantes de outros semestres conheçam o funcionamento do trabalho de conclusão.