28 novembro 2012

EUROPA 2013: AS INSCRIÇÕES PARA VIAGEM DE ESTUDOS JÁ ESTÃO ABERTAS


O curso de Arquitetura e Urbanismo dá continuidade ao objetivo de desenvolver o olhar arquitetônico e urbanístico dos estudantes através das viagens de estudos. 

Para 2013, está prevista a Viagem de Estudos - EUROPA  2013, com visita a Londres, Paris e Barcelona, no período de 7 a 22 de setembro.

As inscrições já estão abertas, na Secretaria do curso.

Para maiores informações, clique no banner abaixo, ou ligue para 3626-2000 Ramal 144:





As atividades relativas à viagem de estudos se iniciam antes mesmo da saída de campo, por ocasião de uma sessão preparatória, ministrada nas dependências do campus, que visa oferecer uma visão geral das cidades visitadas, incluindo um panorama histórico da arquitetura e aspectos da evolução urbana. Já em campo, serão realizadas atividades de observação e vivência prática, através de imersão na dinâmica urbana e visitas técnicas aos principais exemplares arquitetônicos e urbanísticos. Todas as atividades práticas são guiadas pelos professores responsáveis e acompanhadas de explanações teóricas. 

23 novembro 2012

Descontos promocionais para REMATRÍCULA 2013


Oportunidade imperdível:

30% dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo ULBRA Torres 
aproveitaram os descontos e já fizeram sua rematrícula.

Clique na imagem e saiba mais:


21 novembro 2012

ARQUITETURA E URBANISMO PROMOVE UNIVERSITÁRIO POR 1 DIA NESTA QUINTA, DIA 22/11

Após sucesso nas Feiras das Profissões realizadas em Capão da Canoa e em Torres, 
o curso de Arquitetura e Urbanismo promove nesta quinta, dia 22 de novembro, 
UNIVERSITÁRIO por 1 dia,
  a partir das 19h30 na Sala Multimeios do Prédio 1, Campus Torres.

O programa UNIVERSITÁRIO por 1 dia, criado pela ULBRA Torres, possibilita aos alunos de Ensino Médio o contato direto com acadêmicos, professores e o ambiente universitário em geral. Esta aproximação permite que o estudante saiba mais sobre a profissão que escolheu seguir e vivencie na prática a estrutura da universidade.




20 novembro 2012

REMATRÍCULA E DESCONTOS ULBRA 2013/1





http://www.ulbra.br/descontos/files/minuta-de-descontos-2013-1.pdf

Clique para consultar a Oferta de Disciplinas 2013/1

Mínimo de 12 créditos

Ao aluno calouro e veterano que quitar e antecipar o pagamento de todas as mensalidades do semestre até o dia 31/01/2013, sendo 7% (sete) pelo pagamento antecipado do semestre (parcelas 2 a 6) + 3% (três) pelo pagamento antecipado da parcela até o dia 1º de cada mês (parcelas 2 a 6).

* Este desconto deve ser solicitado, via protocolo, no Apoio Financeiro do campus.


 VALOR DO CRÉDITO ARQUITETURA E URBANISMO 2013/1: R$ 57,64

13 novembro 2012

PROFESSORA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO É PREMIADA EM CONCURSO NACIONAL DE ARQUITETURA


A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres Arq. Cláudia Pauperio Titton foi premiada, juntamente com suas colegas Arq. Mariana Hugo e Arq. Taís Lagranha do escritório Urbana Arquitetura, com o 1º lugar na categoria Reforma Residencial do Prêmio “O Melhor da Arquitetura 2012”, pelo projeto “Loft Vasco”.


O prêmio, organizado pela Editora Abril, destaca a criatividade dos arquitetos do país desde 2008, sendo o único concurso nacional de projetos realizado atualmente. Este ano o concurso teve seu recorde de participação, recebendo 498 projetos inscritos. A premiação foi realizada no dia 30 de outubro em uma grande festa, no Memorial da América Latina, em São Paulo.



O projeto premiado teve como objeto de trabalho um galpão abandonado, de 246m², na Rua Vasco da Gama, em Porto Alegre. O objetivo era torná-lo, além de “habitável”, aconchegante e apropriado para abrigar o lifestyle agregador do morador que costuma viver intensamente e receber muitos amigos. Como premissa, deveria ser recriada a habitabilidade da edificação, com o menor investimento possível, através de mínimas intervenções e máximos resultados, mantendo seu aspecto industrial original e sua energy within.


Para um melhor conforto térmico e acústico, as telhas metálicas antigas, danificadas pelo ação tempo, foram substituídas por novas telhas sanduíche, que se acoplaram ao desenho e às grandes inclinações da estrutura de suporte original. No terraço, a aplicação de cobertura verde tornou utilizável esse espaço, antes sem uso, e amenizou a temperatura do quarto do proprietário, localizado abaixo deste novo jardim. Quarto este que recebeu a única grande porta/divisória de correr que, quando fechada, confere privacidade ao cômodo, já que todo o restante da casa foi mantido de forma integrada, pois não foram construídas novas divisórias para compartimentação do ambiente.

Para reduzir custos, o sofá foi executado em concreto, durante a obra, através de uma laje suspensa de quatro metros de comprimento, sobre a qual foram colocadas almofadas sob medida. Com o mesmo propósito, o mobiliário da cozinha foi executado em compensado de obra, enquanto que a mesa e as cadeiras de jantar, bem como móvel da TV e do bar são peças reaproveitadas, herdadas de amigos e familiares. O piso de parquet foi aplicado somente no setor da sala, deixando o espaço mais aconhegante e delicadamente diferenciado dos demais ambientes, enquanto que, no pátio, o piso foi executado com tijolos de demolição e brita, e a escada de acesso executada com tábuas de madeiras que sobraram da obra.

Todos os projetos vencedores serão publicados na próxima edição da revista Arquitetura e Construção, mas até lá podem ser vistos no site: http://abr-casa.com.br/premio/2012/reforma-casav.shtml


A Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo parabeniza a Prof. Claudia Titton e a Urbana Arquitetura pela conquista deste prêmio, salientando que é uma grande satisfação contar com profissionais de tão alto gabarito em nosso corpo docente. Entendemos que acontecimentos desta natureza contribuem diretamente para qualificação de nosso curso, principalmente ao estimular nossos estudantes a trilharem semelhante trajetória de sucesso, investindo, inclusive, na participação em concursos de arquitetura.


Saiba mais sobre a Urbana Arquitetura em:

01 novembro 2012

VIAGEM DE ESTUDOS 4/2012: CONHECENDO BRASÍLIA, CIDADE ÍCONE DO MOVIMENTO MODERNO


O curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu, de 26 a 28 de outubro, viagem de estudos a Brasília, capital federal reconhecida internacionalmente como ícone da arquitetura e do urbanismo modernistas e considerada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.


A delegação, composta por 32 alunos e 8 professores, percorreu importantes obras de arquitetura, projetadas em sua maioria pelo arquiteto Oscar Niemeyer, percorrendo também o espaço público dos distintos setores da cidade, a fim de analisar as estratégias de planejamento urbano empregadas.

A gestão da viagem ficou a cargo da Coordenadora do Curso, Profª. Thaís Menna Barreto e da Profª. Bianca Breyer, enquanto os professores Guilherme de Almeida e Marcos Bueno orientaram as visitas. Os professores Breno Clezar, Geisa Rorato, Moisés Vitoreti e Samantha Diefenbach também participaram do grupo, reforçando o caráter didático da viagem.

No primeiro dia, o roteiro se concentrou na porção leste do Eixo Monumental ou Eixão, avenida central do Plano Piloto desenhado por Lucio Costa, que representa o corpo do avião. Cruzado pelo Eixo Rodoviário, o Eixão abriga importantes edifícios culturais e institucionais, como o Teatro, a Biblioteca e o Museu Nacionais, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, bem como a Esplanada dos Ministérios. Como ponto culminante está o Congresso Nacional, sede do Poder Legislativo Federal, que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O Congresso conforma, junto com o Palácio do Planalto, sede do Executivo, e o Supremo Tribunal Federal, sede do Judiciário, a Praça dos Três Poderes.

O primeiro dia de atividades foi coroado com a visita guiada ao Palácio do Itamaraty ou Palácio dos Arcos, sede do Ministério das Relações Exteriores, que abriga obras de grandes artistas brasileiros, como Athos Bulcão, Volpi, Portinari, num espaço arquitetônico projetado com maestria por Oscar Niemeyer, ao lado do paisagismo de Burle Marx. 




No sábado, o roteiro se iniciou com a visita externa ao Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, localizado às margens do Lago Paranoá. Em seguida, o grupo percorreu o Setor de Mansões do Lago Norte e o Setor de Embaixadas Sul, com destaque para a obra da embaixada do México, projetada pelos arquitetos mexicanos Abraham Zabludovisk e Teodoro de Leon. Logo após, o grupo conheceu a Sede Nacional do SEBRAE, edifício contemporâneo projetado por Álvaro Puntoni e equipe através de concurso público de arquitetura, que dialoga com a cidade e homenageia o movimento moderno brasileiro. 



Seguindo a visitação, o grupo percorreu o campus da Universidade Federal de Brasília - UnB, cujo principal prédio, o Instituto Central de Ciências, projetado por Oscar Niemeyer, se destaca pela extensão de quase 700 metros, motivo do apelido de “Minhocão” e pela ambiência de seus jardins internos. Ao final do dia, após percorrer o Setor Militar, o grupo visitou o Memorial JK, também projetado por Niemeyer em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília.



O último dia de viagem começou pela visitação à Torre de TV, projetada por Lúcio Costa, da qual se tem vista panorâmica do Plano Piloto, centrando-se, em seguida, na visita ao Setor Residencial. O grupo pode conhecer a Superquadra 308 Sul, cujos edifícios foram projetados por Oscar Niemeyer, com destaque para a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. A visita à superquadra contou com a condução do professor convidado Efreu Quintana, que morou em Brasília e afirma que a ambiência das superquadras contempla a escala peatonal, em contraponto às críticas de que a cidade não foi feita para o pedestre.



O saldo da viagem foi muito positivo, pois, apesar da curta duração, o roteiro percorreu os distintos setores urbanos, contemplando a maioria dos ícones arquitetônicos de Brasília. Além do contato com o modelo de cidade modernista e de observar arquitetura de altíssima qualidade, os estudantes puderam vivenciar a obra de Oscar Niemeyer, identificando variações, e até incoerências, nas diferentes fases de seu trabalho.

A viagem de estudos repercutiu positivamente também nas redes sociais. O entusiasmo dos estudantes fica claro em seus relatos e fotos de viagem:

A estudante Manuela Scheffer
em frente
 ao Congresso Nacional



“Quem diria que poderíamos viajar, nos divertir e aprender tanto? Aprendemos tanto com os nossos professores mestres, como também com nossos colegas. A presença de TODOS vocês foi imprescindível pro meu crescimento pessoal e profissional. Obrigada a todos que tornaram meu fim de semana um BANHO de conhecimento!” (Mirele Matos – via Facebook)









Acreditamos que o sucesso da Viagem a Brasília é resultado desta parceria afinada, estabelecida entre professor e aluno num ambiente externo à sala de aula. A Coordenação do curso agradece a todos os envolvidos, aos professores que dedicaram seu tempo e, principalmente, aos alunos que se entregaram a esta experiência de forma tão intensa. Temos certeza de que atividades desta natureza são transformadoras e agregam imenso valor à formação do arquiteto e urbanista.

Em breve, será feito o lançamento da próxima viagem de estudos 
do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres. 

Aguardem!