10 maio 2013

ULBRA TORRES SEDIA A CARAVANA DA ARQUITETURA PROMOVIDA PELO IAB-RS EM PARCERIA COM O CURSO DE ARQUITETURA


Entre os dias 3 e 5 de maio o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU BR) realizaram em Torres a Caravana da Arquitetura, com um conjunto de atividades de interesse dos profissionais e da sociedade focados no tema da atuação do arquiteto e a “Profissionalização da Profissão”. Todos os eventos eram abertos à participação dos interessados e gratuitos.

A programação iniciou na sexta-feira, dia 3, às 19h, no auditório da Ulbra, com “O Arquiteto Incorporador”, palestra dos Arquitetos Marcio Carvalho e  Ricardo Ruschel, da smart!, sobre a atuação do arquiteto e urbanista como construtor e transformador da realidade e não somente como projetista. Os palestrantes mostraram a produção de seu escritório como demonstração da capacidade de envolvimento do arquiteto em toda a cadeia da construção civil, desde a escolha do terreno, elaboração de projetos, aprovações, até o financiamento, construção e venda do imóvel. Um dos principais pontos levantados durante a palestra foi o de que o arquiteto pode tomar para si a liderança da construção civil.

No dia 4 as atividades iniciaram com a Mesa-Redonda “Profissionalização da Profissão” com a participação de representantes das entidades de arquitetos – IAB RS, IAB RS Núcleo Torres, SAERGS, AAI, AsBEA, CAU RS – e da Ulbra. Participaram do debate o Presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, o Diretor do CAU RS, Carlos Eduardo Pedone, um dos membros da Comisssão Provisória do IAB RS, Marcelo Koch e da Coordenadora do Curso de Arquitetura da Ulbra, Thaís Menna Barreto. 

Thiago abriu os debates com a apresentação sobre a profissionalização, citando itens discutidos durante o evento, como ética, honorários, formação acadêmica, entre outros. Thaís realizou uma apresentação sobre a importância da formação do profissional citando que a arquitetura tem um corpo de conhecimento complexo, enfatizando a cultura do profissional e sua adaptação e qualificação no mercado de trabalho. "Se cada arquiteto dedicasse uma hora por semana para a profissionalização, os arquitetos trabalhariam menos e ganhariam mais, se tornando mais valorizados", disse.

Carlos Pedone destacou a importância sobre a atuação no mercado de trabalho hoje, lembrando das possibilidades de ação que protege os arquitetos pelas leis. Marcelo ressaltou a relação do arquiteto com os órgãos públicos, destacando o entendimento de que este órgãos devem ter tanto legislações como fiscalizações que beneficiem a profissão do arquiteto.

A PAISAGEM DA CIDADE É PATRIMÔNIO DE TODOS: IAB RS SE MANIFESTA SOBRE A TENTATIVA DE DEMOLIÇÃO DA SAT

O Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul – IAB RS – vem a público formalizar a manifestação da entidade com relação à tentativa de demolição da sede da Sociedade de Amigos de Tramandaí – SAT – edificação de valor histórico, arquitetônico e simbólico para a comunidade de Tramandaí e para várias gerações de veranistas desta cidade e de todo o litoral do Rio Grande do Sul.

Mais informações em:
http://www.iabrs.org.br/web/Noticias/Noticia.aspx?id=4236



03 maio 2013

É HOJE: ULBRA TORRES RECEBE CARAVANA DA ARQUITETURA

Entre os dias 3 e 5 de maio o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU BR) realizam em Torres a Caravana da Arquitetura, com um conjunto de atividades de interesse dos profissionais e da sociedade focados no tema da atuação do arquiteto e a “Profissionalização da Profissão”. Todos os eventos são abertos à participação dos interessados e gratuitos.



A programação inicia na sexta-feira, dia 3, às 19h, no auditório da Ulbra, com “O Arquiteto Incorporador”, palestra dos Arquitetos Marcio Carvalho e Ricardo Ruschel, da smart!, sobre a atuação do arquiteto e urbanista como construtor e transformador da realidade e não somente como projetista. Os palestrantes irão mostrar a produção de seu escritório como demonstração da capacidade de envolvimento do arquiteto em toda a cadeia da construção civil, desde a escolha do terreno, elaboração de projetos, aprovações, até o financiamento, construção e venda do imóvel.
No sábado, dia 4, o dia inicia as 10h00 também na Ulbra, com mesa redonda sobre a “Profissionalização da Profissão” com a participação de representantes das entidades de arquitetos – IAB RS, IAB RS Núcleo Torres, SAERGS, AAI, AsBEA, CAU RS – e da Ulbra. Os convidados irão discutir sobre tabelas de honorários, salário mínimo profissional, reserva técnica, ética, e assuntos relacionados à prática da profissão. Já está confirmada a presença do Presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, do Presidente do Sindicato dos Arquitetos do RS, Cícero Alvarez, do Diretor do CAU RS, Carlos Eduardo Pedone, além de um dos membros da Comisssão Provisória do IAB RS, Marcelo Koch e da Coordenadora do Curso de Arquitetura da Ulbra, professora Thais Menna Barreto.
O sábado segue com um almoço de confraternização entre os participantes e autoridades locais e, durante a tarde, uma visita guiada pela cidade com um roteiro que irá destacar a evolução histórica de Torres e seu patrimônio urbano e natural. Entre os locais a que serão visitados está o Centro Histórico, a Igreja, a Guarita, as praias, o aeroporto, o ETE Corsan e o Pultrusão Brasil. Para encerrar, na manhã do dia 5, domingo, os participantes estarão presentes no Festival de Balonismo.
Esta será a terceira edição da Caravana da Arquitetura no ano de 2013. As primeiras foram realizadas em Santa Maria em março e em Rio Grande, no começo de abril, coincidindo com o Q+50, Seminário Nacional de Reforma Urbana. Neste ano ainda estão previstas mais 7 Caravanas para as cidades de Capão da Canoa, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Lajeado, Erechim e Passo Fundo, sempre no primeiro final de semana de cada mês.

x