17 dezembro 2013

INAUGURAÇÃO DO NOVO LABCON - LABORATÓRIO DE CONFORTO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, REFORÇA O COMPROMETIMENTO COM A SUSTENTABILIDADE DAS EDIFICAÇÕES

O curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres inaugurou nesta quinta, 12 de dezembro, o novo Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética – LABCON.


Diante da necessidade de proteção do equilíbrio do ambiente natural e de desenvolvimento sustentável do ambiente construído, que prevê a utilização racional dos recursos disponíveis e culmina na qualidade de vida, no conforto e bem-estar dos habitantes, o LABCON visa subsidiar os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo com conhecimentos relativos às diversas áreas do conforto no ambiente construído, através da simulação e experimentação prática.  A eficiência energética, pauta recorrente na arquitetura contemporânea, também é finalidade do LABCON. Estima-se que cerca de 50% da energia elétrica produzida no país seja consumida não só na operação e manutenção das edificações, como também nos sistemas artificiais, que proporcionam conforto ambiental para seus usuários, como iluminação, climatização e aquecimento de água.

Objetivando auxiliar no processo de design sustentável do ambiente construído, promovendo a compreensão das relações entre o edifício e o sítio, o LABCON pretende viabilizar a avaliação do desempenho de conforto ambiental (térmico, lumínico e acústico) em edificações e subsidiar o projeto luminotécnico em seus aspectos técnicos e estéticos. O LABCON fornece suporte direto ao desenvolvimento didático e de pesquisas científicas, especialmente às disciplinas de: Conforto Ambiental, cujo escopo trata da interação coerente entre clima e arquitetura; Arquitetura e Meio Ambiente, que aborda princípios e estratégias de sustentabilidade no processo de projeto arquitetônico; Instalações Elétricas e Equipamentos, que fundamenta o projeto de instalações e equipamentos correlatos; Arquitetura de Interiores, que capacita o aluno na concepção de interiores que ofereçam conforto a seus ocupantes; além de todas as disciplinas de Prática de Projetos, focadas na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos que contemplem as relações entre programa e entorno.

O ambiente do LABCON foi pensado para oferecer real suporte ao desenvolvimento didático, sobretudo pela provisão de equipamentos de simulação e aferição. O Projeto de Interiores foi elaborado pela equipe do Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob supervisão das professoras Arq. Thaís Menna Barreto e Arq. Bianca Breyer Cardoso, e participação das estagiárias Jociara de Almeida e Valquíria Lipert.



A implementação do LABCON, realizada sob Coordenação das professoras Arq. Thaís Menna Barreto e Arq. Bianca Breyer Cardoso, contou com a colaboração dos docentes Eng. Breno Clezar Junior, responsável pela execução, Eng. Moisés Vitoreti e Arq. Carolina Jochims, que articulou contato com a equipe do LABCON UFSC, referência nacional na área. Tal contato permitiu a viabilização de um dos principais equipamentos do laboratório, o Solarscópio, simulador de movimento aparente do sol que permite estudar a incidência solar em edificações. O equipamento teve seu projeto cedido pelo autor, Prof. Fernando Oscar Ruttkay Pereira, e foi executado, em sua totalidade, pelo acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo Fabio Selau e equipe, sob supervisão dos professores do curso envolvidos na implementação do Laboratório.

O LABCON conta, ainda, com equipamentos de aferição, como Luxímetros, Decibelímetros, Termômetros, Higrômetros, entre outros. As novas instalações oferecem também catálogos, painéis de Instalações Elétricas e Luminotécnica, com diferentes tipos de ligações e equipamentos para simulação de condições de iluminação artificial.

 Além da equipe de docentes e estudantes da ULBRA Campus Torres, a implementação do LABCON contou com a adesão de muitos parceiros, através da permuta entre equipamentos/serviços e visibilidade da marca nas instalações do laboratório. Dentre os parceiros, destacam-se: Magnani Materiais Elétricos e Iluminação, responsável pelo fornecimento de materiais elétricos e lâmpadas; Móveis Alan Aguiar, que executou todo o mobiliário; Resicolor Tintas, que forneceu tintas e materiais de acabamento; e a Vidraçaria Torres, responsável pelo fornecimento de vidros para lousa.


A Coordenação do Curso agradece a todos que contribuíram para esta realização e faz especial agradecimento:

Ao Acad. Fábio Selau, sem o qual esta empreitada não seria possível;

Aos professores Arq. Carolina Jochims, Eng. Breno Clezar Junior, Eng. Moises Vitoreti, Arq. Karla Coelho e Arq. Efreu Quintana, Arq. Marcos Bueno e Arq. João Almeida, pela dedicação para esta realização se concretizasse;

Aos patrocinadores e colaboradores Gerson Tirp, Arq. Alan Aguiar e Acad. Vladina Dal Farra por acreditarem em nosso projeto;

A Direção e Coordenação de Ensino, pelo apoio e confiança;

Ao Prof. Fernando Oscar Ruttkay Pereira, por gentilmente ceder o projeto do Solarscópio;

Aos alunos Acad. Valquíria Liperte, Acad. Jociara Almeida, Acad. Tiago Scheffer Medeiros, Acad. Wagner Scheffer Medeiros, por terem se envolvido diretamente na execução do LABCON;

Aos funcionários Bárbara de Araújo, Adriano Moraes Lupim, Paulo Roberto Ignácio, Paulo Roberto Dalpiaz, Milton Bastos e Marcel Maciel, pelo coleguismo e trabalho em equipe;

Aos alunos que integram ou integraram o CEA nas gestões 2013-2014 e 2011-2012: Acad. Kamila Carnevalli, Acad. Heriane Luciane, Acad. Catiele Martins, Acad. Mariana Krausburg, Acad. Mirella Scandolara, Acad. Túlio Alves, Acad. Brenda Rodrigues, Acad. Gustavo Pinho, Acad. Henrique Santos, Acad. Katrini Kurtinove, Acad. Priscila Boff, Acad. Rafael Pereira, pelo imprescindível apoio em todas as atividades que angariaram fundos para o LABCON;

A todos os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, pelo engajamento e participação, pois esta é uma conquista coletiva.

COORDENADORA DO CURSO INTEGRA O NOVO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA ULBRA

No último dia 13 de dezembro, a Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres Arq. Thaís Menna Barreto tomou posse como representante do corpo docente no novo Conselho Universitário da Instituição, em solenidade presidida pelo reitor Marcos Fernando Ziemer, no campus Canoas.



O reitor Ziemer destacou que “esta é uma data especial e única na história da Universidade. É um paradigma que se quebra na Instituição". Segundo ressaltou, "o processo realizado envolveu eleições diretas abertas a todos os integrantes do corpo docente e técnico-administrativo das nove unidades de ensino superior da ULBRA no Rio Grande do Sul”. O Conselho Universitário foi empossado para a gestão 2014-2015. As reuniões ordinárias ocorrem a cada trimestre e será dado conhecimento da pauta do dia, antecipadamente, a toda a comunidade acadêmica. O ConsUn já está desempenhando suas atribuições com base no novo Estatuto da ULBRA, implantado neste semestre, outro ponto que enaltecido pelo reitor. 


Saiba mais em:

ARQUITETOS EGRESSOS DA ULBRA CAMPUS TORRES TEM PROJETO PUBLICADO NO PORTAL ARCHDAILY

Os arquitetos egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres Blácio Junior e Larissa Ramella, integrantes da Ramella Arquitetura, tiveram o projeto da Residência Hoff recentemente publicado no importante portal de Arquitetura ARCHDAILY, disponível no link: http://www.archdaily.com/452141/hoff-residence-ramella-arquitetura/ 
















A residência unifamiliar, construída em Xangri-lá, apresenta uma arquitetura de linhas simples, com emprego de concreto e tijolos aparentes. Tirando partido da orientação solar, sua volumetria explora os efeitos de luz e sombra, criando cenários sob os pergolados que conectam interior e exterior.


A Coordenação do curso parabeniza os arquitetos egressos e sua equipe pelo reconhecimento obtido através desta publicação, enaltecendo sua competência por difundir a arquitetura de qualidade em nossa região.


Saiba mais sobre este projeto e o escritório Ramella Arquitetura em: