30 abril 2014

ALUNOS DA DISCIPLINA DE TÉCNICAS RETROSPECTIVAS VISITAM OBRAS REFERENCIAIS EM PORTO ALEGRE

A turma de Técnicas Retrospectivas realizou Viagem de Estudos a Porto Alegre na última quarta-feira, dia 23 do mês corrente. O grupo de alunos, acompanhado da professora da disciplina Thaís Menna Barreto, foi recebido no edifício Memorial do Ministério Público, localizado na Praça da Matriz. A recepção foi feita pela equipe de História do Memorial e pela divisão técnica de Arquitetura e Urbanismo do MPRS, na figura do arquiteto André Huyer. Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de assistir a uma palestra proferida pela arquiteta Ediolanda Liedke, responsável pelo projeto de restauro e adaptação do edifício. Esse momento foi antecedido pela comunicação acerca da história do edifício que já foi sede do Governo do Estado, apresentada por Luciano Silva, da equipe de História. As palestras foram seguidas de visita guiada com explanações técnicas proferidas pelos arquitetos Ediolanda Liedke e André Huyer. A visita foi registrada no site do Ministério Público e pode ser visualizada a partir do link: http://www.mprs.mp.br/memorial/noticias/id35121.htm


Turma de Técnicas Retrospectivas acompanhada da Profª. Thaís Menna Barreto e dos arquitetos André Huyer e Ediolanda Liedke no Memorial do MPRS

Visita guiada com a arquiteta Ediolanda Liedke

O grupo esteve também no edifício do Santander Cultural, onde os alunos, em visita guiada, tiveram a oportunidade de visitar o Átrio Central, projeto do arquiteto Roberto Loeb. Também foram visitados os edifícios Memorial do Rio Grande do Sul, do Multipalco, do StudioClio e, por fim, do Chalé da Praça XV. 

Turma de Técnicas Retrospectivas no Átrio do Santander Cultural

25 abril 2014

PALESTRA SOBRE A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL SEGUE TEMÁTICA DE CONFORTO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL







Dando continuidade à parceria com a Magnani Materiais Elétricos e Iluminação, representada pelo consultor Gerson Tirp, foi realizada palestra no dia 16 de abril, o Consultor Técnico do Grupo Legrand Manoel Diógenes Araújo informou os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo sobre as possibilidades tecnológicas da automação residencial. 

A atividade explora a temática de Conforto e Sustentabilidade Ambiental, que vem sendo objeto de uma série de cursos e outras palestras, sobretudo a partir da inauguração do LABCON - Laboratório de Conforto e Eficiência Energética da ULBRA Campus Torres.