15 julho 2014

PRÁTICA DE PROJETOS II ESTIMULA A PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO INTERNACIONAL DE ESTUDANTES

A disciplina de Prática de Projetos II, segunda na sequência projetual, adota a arquitetura escolar como tema, desafiando os estudantes a refletirem sobre sua própria trajetória nos ambientes de ensino para desenvolver o projeto de uma Escola de Ensino Fundamental.

No primeiro semestre de 2014, sob orientação das professoras Graziela Becker e Karla Barros Coelho, a disciplina teve um diferencial, ao estimular a participação dos alunos em um concurso internacional de estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Diante do convite e apresentação do regulamento, uma parte dos estudantes aceitou o desafio e desenvolveu o projeto visando a participação no concurso intitulado "Casa del Niño", integrante da IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo, a se realizar em Rosario, Argentina, ainda neste ano.



Os trabalhos concorrentes passaram por uma banca interna, composta pelos integrantes do escritório 0e1 Arquitetos, recentemente premiado no Concurso Público Nacional de Arquitetura e Projetos Complementares para a Expansão e a Ampliação da SENGE-RS. Fizeram parte do júri os arquitetos Ana Cristina Castagna, integrante do corpo docente da ULBRA Campus Torres, Ana Carolina Manfroi, Gabriel Giambastiani, Mario Guidoux, Anderson DallAlba e Mathias SantAnna.

Considerando as diretrizes traçadas no regulamento do concurso, a banca selecionou três trabalhos para representar o curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Campus Torres no Concurso Casa del Niño. Como critério, foram selecionados os trabalhos que mais representavam o processo projetual completo, desde sua concepção até a definição de características técnicas.

A seguir, os trabalhos selecionados e o parecer da banca:

1. Gabriel Axmann
Partido que estimula o convívio, característica inerente de uma escola. Com estudos satisfatórios de materialidade e estratégias ambientas, o projeto também apresenta plantas baixas ordenadas e bem resolvidas. Poderia evoluir no estudo de fachadas e acabamentos.

2. Christoffer Costa e Silva da Rosa
Zoneamento bem definido, gerando boa organização de plantas baixas. Boa definição de materialidade e tecnologias implantadas mas poderia ter tido, durante as etapas de estudo, ter tido mais cuidado com o caráter da edificação.

3. Rodrigo Bauer Machado
Satisfatório estudo de fluxos e volumetrias, poderia ter evoluído na resolução do sistema de fachadas e estudo formal da cobertura de acesso. 

11 julho 2014

SAIBA MAIS SOBRE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO: QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ENGENHEIRO E O TÉCNICO?

O que é um Engenheiro em Segurança do Trabalho?
Um Engenheiro de Segurança do Trabalho é o profissional, geralmente formado em qualquer Engenharia ou Arquitetura com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (apesar de existir o curso bacharelado). É a única pós, além das especialidades de medicina que garantem um título a mais de graduação.
A profissão é regulamentadapela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, que dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, e dá outras providências.
O engenheiro de segurança do trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra riscos de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos ou psicológicos. Esse profissional administra e fiscaliza a segurança no meio industrial, organiza programas de prevenção de acidentes, elabora planos de prevenção de riscos ambientais, faz inspeções e emite laudos técnicos. Assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações e os materiais e processos de fabricação utilizados pelo trabalhador. Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das companhias. Pode, ainda, ministrar palestras e treinamentos e implementar programas de meio ambiente e ecologia.

Qual a diferença entre Técnico em Segurança do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho?
O Engenheiro têm formação superior, já o técnico de segurança do trabalho é um profissional com formação pelo ensino secundário. O técnico põe em prática as medidas e os estudos avaliativos do engenheiro, e é responsável pela fiscalização constante do ambiente de trabalho.

Principais Atividades:
As principais atividades de um Engenheiro em Segurança do Trabalho são: assessorar empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando locais e condições do ambiente, instalações em geral e material, métodos e processos de fabricação adotados pelo trabalhador, determinando as necessidades da empresa no campo de prevenção de acidentes. Assim, adaptando os recursos técnicos e humanos, a adequação da máquina ao homem e do homem à máquina, para proporcionar maior segurança ao trabalhador. Os estudos e medidas preventivas do engenheiro são, então, colocados em prática pelos Técnicos em Segurança do Trabalho presentes no meio fabril.
Além disso, um Engenheiro em Segurança do Trabalho é responsável por desenvolver programas de treinamento, cursos, campanhas e palestras, com objetivo de divulgar normas de segurança, visando evitar acidentes do trabalho.

Mercado de Trabalho:
A demanda é crescente pelo profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho, em razão do aumento da complexidade da legislação e das normas atinentes; do surgimento de novos processos industriais e da constante evolução tecnológica; do desenvolvimento industrial; e das exigências crescentes do governo e da sociedade pela adoção de práticas seguras de trabalho, que preservem a saúde e a integridade física e laboral dos trabalhadores, o que leva ao aumento das oportunidades de trabalho para todos os profissionais de engenharia.
Estes fatores levam naturalmente a necessidade de mais profissionais qualificados na área de segurança do trabalho, proporcionando níveis de proteção adequada a segurança e saúde do trabalhador.
O mercado ligado à construção civil é amplo e predomina nas grandes empresas, localizadas, principalmente, nas metrópoles do país. A região Sudeste (onde se localiza o estado de São Paulo) é uma das que mais registra acidentes e doenças ocupacionais, por concentrar maior número de empresas, demandando ações prevencionistas importantes. Assim, torna-se um mercado atrativo para este profissional, que pode desenvolver importantes técnicas de profilaxia e prevenção da saúde do trabalhador, detectando os riscos ao profissional e apontando soluções.

* Fonte: material extraído do blog PET ENGENHARIA CIVIL 
http://blogdopetcivil.com/2010/11/02/seguranca-do-trabalho-na-construcao-civil-%E2%80%93-parte-ii/





PÓS 2014/2: ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO