19 março 2016

COMISSÃO DE ÉTICA E DISCIPLINA DO CAU/RS PROMOVE DEBATE NA ULBRA TORRES

A Comissão de Ética e Disciplina (CED) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU/RS realizou palestra nesta sexta 18 de março em nosso Campus, a fim de difundir o Código de Ética Profissional, orientar os acadêmicos e esclarecer suas dúvidas. A atividade integrou o calendário de visitas que a Comissão está realizando nas Instituições de Ensino Superior e foi ministrada pelo Conselheiro Arq. Rui Mineiro, Coordenador Adjunto da CED, contando com a colaboração do Prof. Efreu Quintana, que além de integrar nosso corpo docente, é conselheiro suplente da referida Comissão.



O encontro com os estudantes abordou a Ética como questão central no processo de valorização da profissão, discutindo temas como conduta ética, responsabilidade profissional e a natureza dos processos éticos e disciplinares que vêm sendo analisados pela Comissão. Tendo como alvo principal os alunos da disciplina de Legislação, Ética e Segurança do Trabalho do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, sob responsabilidade da Prof. Bianca Breyer Cardoso, a atividade congregou estudantes de outras disciplinas, egressos e profissionais da região.


Na ocasião, a Coordenadora do curso Thaís Menna Barreto agradeceu, mais uma vez, ao CAU/RS pela atuação junto à nossa Instituição, reforçando a relevância deste debate, sobretudo diante da crise de valores e princípios que atravessa nosso país. 



ESCRITÓRIO MODELO DE ARQUITETURA E URBANISMO EMAU ULBRA TORRES LANÇA PÁGINA OFICIAL

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo EMAU ULBRA TORRES, coordenado pelos Professores Marta Volkmer e Efreu Quintana, lançou sua página oficial na rede social Facebook. A iniciativa pretende dar ampla divulgação às ações do Escritório Modelo, atraindo novos estudantes para sua equipe e aproximando-o da comunidade acadêmica.


Cabe salientar que o objetivo do EMAU ULBRA TORRES é de fortalecer as relações entre a Instituição e a comunidade, através da prestação de serviços de projeto e consultoria que contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente urbano nas diversas escalas tratadas pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo: objeto, edifício, vizinhança, cidade e região.


Além disso, visa oferecer aos alunos atividades complementares às previstas na estrutura curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo, que possibilitem a vivência de experiências concretas, seja no desenvolvimento de atividades de pesquisa tecnológica, seja no desenvolvimento de consultoria e projetos arquitetônicos, urbanísticos e de design. 

CAU/RS REALIZA COLETA BIOMÉTRICA NA ULBRA TORRES

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) realizou, no dia 8 de março, coleta biométrica dos arquitetos e urbanistas recém-formados pelo curso da ULBRA Torres, que colaram grau quatro dias antes. Na ocasião, a equipe do CAU/RS coletou também os dados de estudantes com formatura prevista para 2016/1 e de arquitetos e urbanistas da região que ainda não possuíam carteira profissional.

  












A agilidade do Conselho e sua disponibilidade em atender os egressos em nosso Campus só confirma todo o empenho que vem sendo empreendido no fortalecimento da profissão de Arquiteto e Urbanista. O registro perante o CAUBR, órgão responsável pela regulamentação em nível nacional, é o primeiro passo para o exercício profissional dentro dos parâmetros legais e éticos. A Coordenação do curso agradece ao CAU/RS pela iniciativa, reafirmando que nossa instituição segue de portas abertas para sediar qualquer atividade realizada pelo Conselho.    

PALESTRA "POR ONDE ANDAM AS CRIANÇAS?" MARCA O INTERCÂMBIO DE IDEIAS ENTRE OS CURSOS DE ARQUITETURA E PSICOLOGIA

Confirmando a proximidade entre os campos da Arquitetura e da Psicologia, no dia 24 de fevereiro de 2016, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres Bianca Breyer Cardoso ministrou palestra intitulada "Por onde andam as crianças?", durante a Semana Científica do curso de Psicologia da mesma instituição.



Na ocasião, a Prof. Bianca apresentou pesquisa sobre a relação das crianças com a cidade, destacando a importância do envolvimento da criança com o espaço público, sobretudo pelo desenvolvimento da cognição ambiental e das noções de cidadania e civilidade. A atividade suscitou interessante debate entre os presentes, em sua maioria estudantes dos cursos de Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, e Enfermagem, promovendo o intercâmbio de ideias sobre o quadro atual das relações humanas no cenário urbano, abordando temas como acessibilidade, mobilidade e planejamento urbano.  

A Coordenação do curso parabeniza todos os professores e estudantes envolvidos, especialmente, os colegas do curso de Psicologia, pela promoção de relevante debate, a quem agradecemos pela convite e a oportunidade de divulgação das pesquisas realizadas pelos membros do nosso corpo docente.