28 novembro 2016

VIAGEM DE ESTUDOS 2016/2: UM NOVO OLHAR SOBRE PORTO ALEGRE

O curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres promoveu, entre os dias 18 e 20 de novembro, a já tradicional Viagem de Estudos a Porto Alegre. Tendo sempre o objetivo de ampliar o repertório dos estudantes, as viagens de estudos promovem a sensibilização e desenvolvem seu olhar arquitetônico e urbanístico. A capital do estado reúne um interessante panorama, com obras dos diferentes tempos históricos e, ainda que pareça um destino conhecido, oferece muitas surpresas.



Em sua terceira edição, o roteiro teve enfoque especial para as visitas guiadas, sendo supervisionado pela Coordenadora do curso Thaís Menna Barreto e pelos professores Marcos Bueno e Efreu Quintana. 


No primeiro dia, o grupo, composto por 31 alunos e professores, concentrou as visitas no entorno da Praça da Matriz, centro que abriga as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos “poderes” religioso e cultural, materializados, respectivamente, nos edifícios do Palácio Piratini, da Assembleia Legislativa, do Palácio da Justiça, da Catedral Metropolitana, do Teatro São Pedro e da Biblioteca Pública do Estado. 


As visitas guiadas foram realizadas nos três primeiros e no último, oportunizando acesso a áreas geralmente restritas aos visitantes e a visualização dos setores de apoio logístico, vitais para o funcionamento dos edifícios e de domínio obrigatório para arquitetos. 





Finalizando o dia, o grupo passou pelo Viaduto Otávio Rocha, na Av. Borges de Medeiros, importante obra viária do início do século XX.



No sábado, as professoras Karla Barros Coelho e Renata Matos, acompanhadas da secretária Ana Paula, se juntaram ao grupo. O passeio teve início pelo portão do Cais do Porto, entrada histórica da cidade, marcada pelo eixo da Av. Sepúlveda, através do qual chegaram à Praça da Alfândega. 

Na praça, o grupo fez visitas guiadas ao Santander Cultural e ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), tendo acesso ao cofre do acervo que reúne mais de 3600 obras de arte. O grupo seguiu para o almoço no Mercado Público, e pode contemplar o Chalé da Praça XV e o Paço Municipal. 










































Em seguida, percorreu a Rua da Praia, realizando visita guiada à Igreja das Dores, de onde seguiu até a Casa de Cultura Mario Quintana.



No final da tarde, foi realizada visita guiada ao Museu Iberê Camargo, projeto do arquiteto português Álvaro Siza premiado na Bienal de Veneza, e pausa para contemplar o pôr do sol no Guaíba, tradicional cartão postal da cidade. Para coroar o dia, o grupo foi jantar na Cantina Famiglia Facin. A cantina é reconhecida pelo restauro e recuperação da chaminé da antiga Cervejaria Brahma, patrimônio histórico projetado pelo arquiteto Theodor Wiederspahn, assim como o MARGS e a Casa de Cultura Mario Quintana.




A manhã de domingo foi destinada ao passeio pelo Parque Farroupilha, um dos espaços públicos mais emblemáticos da cidade, onde o grupo percorreu o tradicional Brique da Redenção. Ainda no Parque da Redenção, o grupo conheceu o Auditório Araujo Vianna, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, projetado pelos arquitetos Moacyr Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet em 1964 e recuperado em 2012.

À tarde, o grupo fez visita guiada ao Instituto Ling. O centro cultural foi projetado pelo arquiteto paulista Isay Weinfeld, e possui em seu programa de necessidades salas de aula, laboratório gastronômico, salão de festas, auditório, loja, café e galeria, se configurando como interessante referência especialmente para os projetos de conclusão de curso com temas análogos.


O roteiro da viagem de estudos se encerrou no principal exemplar da Arquitetura Moderna porto-alegrense, o Hipódromo do Cristal, que infelizmente vem sofrendo profunda deterioração com o passar dos anos. Seu projeto foi alvo de concurso público no ano de 1951 e foi vencido pelo arquiteto uruguaio Román Fresnedo Siri, mesmo autor do projeto da Faculdade de Arquitetura de Montevidéu, recentemente visitada pelo curso. 


A viagem de estudos cumpriu plenamente seus objetivos, sensibilizando os estudantes para a boa arquitetura e a cultura em geral, além de promover a integração entre alunos de diferentes semestres e professores. Mais uma vez, a Viagem a Porto Alegre se consolidou como oportunidade de construir um novo olhar sobre o que se considerava conhecido.





A Coordenação do curso agradece a todos os envolvidos, especialmente aos responsáveis pelas visitas guiadas, pela disponibilidade em nos receber, aos professores participantes e aos estudantes que se engajaram em mais uma experiência intensa e transformadora. Logo logo começam os preparativos para a próxima viagem de estudos. Aguardem a divulgação do novo destino!

03 novembro 2016

INTERCÂMBIO BRASIL/URUGUAY 3: WORKSHOP ¿ORLA? PROPÕE REFLEXÕES SOBRE AS MARGENS

Coroando as atividades do Intercâmbio Brasil/Uruguay, o curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu o “Workshop ¿Orla? - Reflexões sobre as margens”, maratona de projetos realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, cujo objetivo geral era fomentar a troca de experiências no campo do ensino, arquitetura, paisagismo e urbanismo entre as universidades ULBRA e UDELAR, além de proporcionar uma experiência rica tanto aos alunos como aos profissionais envolvidos no evento.


 

Ministrado pelos professores uruguaios Arq. Martin Pronczuk e Arq. Santiago Saettone, o Workshop ¿Orla? reuniu 29 estudantes, subdivididos em seis equipes, além dos docentes da própria instituição. O trabalho focou em locais importantes ao longo da orla, vitais para o desenvolvimento do município de Torres, almejando potencializar este desenvolvimento através da análise, diagnóstico e propostas conceituais.


Inicialmente, na tarde do dia 26, o grupo realizou um passeio pela Orla de Torres, com paradas estratégicas nos principais pontos, a começar pelos Molhes e foz do Rio Mampituba, passando pela Prainha, Morro do Farol, Praia da Cal e Parque da Guarita. A visita incluiu a Igreja São Domingos e o entorno da Rua Júlio de Castilhos, até a Lagoa do Violão, pela importância como marco do desenvolvimento urbano da cidade, ainda que deslocado em relação à orla. Durante o percurso, os estudantes foram estimulados a perceber os aspectos sensoriais da paisagem, para além dos visuais, mais comumente observados, englobando todos os cinco sentidos. 


 

Na segunda etapa, realizada no dia 27 nos turnos da tarde e noite, iniciaram as atividades de ateliê. Houve um grande brainstorming de análise e diagnóstico da Orla, durante o qual os grupos se apropriaram das bases gráficas para desenvolvimento das propostas, incluindo mapas e fotos. Ainda neste dia, cada um dos seis grupos iniciou o lançamento das diretrizes conceituais, sob a orientação dos professores uruguaios.


 

O terceiro dia de atividades foi dedicado à elaboração de uma grande maquete, que englobava toda a Orla de Torres. Participantes de todos os grupos se envolveram na construção da maquete, desenvolvendo em paralelo suas propostas, bem como os elementos gráficos de apresentação.




 





















A manhã de sábado foi destinada à finalização das propostas, através da impressão de pequenos livretos, nos quais cada grupo apresentava sua proposta de intervenção. Posteriormente, tais livretos foram fixados à maquete, mapeando os pontos alvo de intervenção ao longo da orla.


 

Finalmente, na tarde de sábado, ocorreu o encerramento do Workshop ¿Orla?, com a apresentação audiovisual das propostas, avaliação e premiação. O Prof. Marcos Bueno, responsável pela organização do workshop juntamente com a Coordenadora do Curso Thaís Menna Barreto e a Prof. Ana Cristina Castagna, conduziu a apresentação. A banca de avaliação foi composta pelos professores do curso Bianca Breyer Cardoso, Efreu Quintana, Karla de Barros Coelho, Marta Volkmer e Renata Matos.

 


As cinco propostas finais apresentaram, segundo a banca, excelente nível conceitual e muita originalidade:

 

A proposta “PROJETO ORLÁ”, dos estudantes Daniel Ghisleri, Francisco Pinto, Gabriel Axmann e Samuel Cardoso, partiu da leitura de que a cidade não se apresenta em toda sua complexidade aos visitantes, criando elementos visuais flutuantes para demarcar os principais pontos, fazendo assim um convite à exploração, estimulando e despertando a CURIOSIDADE de quem chega à orla.



O grupo “NA LINHA DO TEMPO”, composto pelos estudantes Bruna Santos, Carlos Guilherme Kellermann, Carol Alcântara, Guilherme Dreyer, Indaiara Dimer e Ketellini Lipert, focou na VALORIZAÇÃO do patrimônio histórico e na conexão entre a orla e a Lagoa do Violão, através de um eixo que conta a história através do percurso e marca o contraste entre os diferentes tempos da ocupação urbana.   


 

A terceira proposta “COSTURAS URBANAS”, dos estudantes João Elizandro Santos, Wagner Medeiros e Tamara Oliveira, apostou na PERMEABILIDADE e na acessibilidade para transpor as dunas da Praia Grande e conectar à orla ao tecido urbano, propondo a efetiva costura entre as diferentes faixas urbanas orla – calçadão – edificações.




 

A equipe “VISTAS FLUTUANTES”, composta pelos estudantes Bruna Oliveira, Lívia Teixeira, Patrike Godoy, Renata Machado, Stephanie Marquezotti e Yasmin Souza, propôs a ANIMAÇÃO das dunas e novas formas de contemplar a paisagem e conectar usuário e natureza, através da transposição dos obstáculos naturais com elementos construídos que respeitam o que a natureza já consolidou e propõem a interação com as visuais, em alusão à experiência do voo em balões.


 

Finalmente, a proposta “O RIO COMO PRAÇA” sugeriu a INTEGRAÇÃO entre as cidades de Torres e Passo de Torres ao fazer do Rio Mampituba um elemento de conexão, e não mais uma barreira física, ao criar decks e passarelas suspensos que oportunizam novas passagens e áreas de estar sobre o curso do rio.


 

Após a avaliação das propostas, a banca reiterou o excelente nível dos cinco trabalhos apresentados, concedendo Menção Honrosa à Proposta “VISTAS FLUTUANTES”, pela força conceitual da intervenção, que interage de forma respeitosa com a natureza e permite uma apropriação inusitada das dunas, com metáfora sutil, e não literal, ao Festival do Balonismo.

 

A Proposta “O RIO COMO PRAÇA” foi eleita para receber o prêmio, que concede vagas a todos os membros da equipe na próxima Viagem de Estudos do curso. Como justificativa da banca, estão a sensível leitura do lugar, a ousadia do gesto que conecta as duas cidades e, finalmente, a capacidade de atuar nas diferentes escalas do urbano, interferindo na microescala ao ressignificar o espaço público da orla do Rio Mampituba, qualificando o cotidiano dos usuários ao nível do chão, mas também agindo na macroescala ao proporcionar a efetiva integração não apenas entre duas cidades, mas entre dois estados, o que gera impacto na estrutura urbana de ambas, tendo o rio como espaço de continuidade e troca.


Como balanço da experiência oportunizada pelo Workshop ¿Orla?, todos os envolvidos foram unânimes em destacar a importância de pensar a cidade e a paisagem de forma abrangente e sensível, num processo coletivo de imensurável troca e aprendizado. O arquiteto Santiago afirmou que o workshop superou as expectativas, sublinhando a delicada leitura da paisagem realizada por todos os grupos. Já o professor Martín destacou o papel do arquiteto em abarcar as diferentes escalas, tendo capacidade de visualizar o todo, sem esquecer os menores detalhes. Os estudantes ressaltaram o ganho de aprender em grupo, trocar conhecimento e a liberdade de criar, de forma mais leve e informal, explorando todos os sentidos.

 

Enfim, o Workshop ¿Orla? cumpriu seus objetivos iniciais, oferecendo uma experiência rica a todos os envolvidos, que frutificará em novas atividades e na consolidação do laço entre as duas universidades. Além disso, seus resultados ultrapassam os limites do grupo, atingindo de forma abrangente todos os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres, ao sensibilizar também os docentes para novas metodologias projetuais, a serem exploradas nas diferentes disciplinas da grade curricular.


 


A Coordenação do curso agradece a todos os participantes, especialmente aos professores convidados Martín Pronczuk e Santiago Saettone, pela disponibilidade em permanecer conosco durante uma semana de muito aprendizado e pela generosidade em compartilhar tanto conhecimento, desejamos que esta parceria renda ainda muitos frutos. Aos estudantes que se inscreveram no workshop, lançaram novos olhares para a orla de Torres e colocaram a mão na massa com sensibilidade e engajamento, saibam que a satisfação de vocês garante a energia para continuarmos qualificando o curso. Finalmente, agradecemos ao corpo docente sempre comprometido, especialmente aos professores Marcos Bueno e Ana Cristina Castagna, pelo auxílio e envolvimento na organização, aos professores avaliadores Renata Matos, Marta Volkmer, Efreu Quintana, Karla de Barros Coelho e Bianca Breyer Cardoso, e a todos os demais que deram suas contribuições ao longo de todo processo de organização e realização do Workshop ¿Orla?.      

02 novembro 2016

INTERCÂMBIO BRASIL/URUGUAY 2: PALESTRA SOBRE ATUAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PROJETUAL DE ARQUITETOS URUGUAIOS

Na noite de 23 de outubro, na sequência de atividades do Intercâmbio Brasil/Uruguay, foi a vez dos professores uruguaios da Universidad de La Republica, Arq. Martin Pronczuk e Arq. Santiago Saettone, ministrarem palestra a todos os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo ULBRA Campus Torres sobre atuação docente e prática projetual.


 

Com base na experiência como docentes da Facultad de Arquitectura, Diseño e Urbanismo (FADU/UDELAR), que possui mais de 6000 alunos e é uma das faculdades de arquitetura mais conceituadas da América Latina, os arquitetos falaram da história e da estruturação acadêmica do curso, criado há mais de cem anos. Sobre a estruturação, destacaram a organização da área projetual em nove “Talleres”, ou ateliês, coordenados por catedráticos, que abrangem estudantes de todos os níveis e possuem propostas didáticas muito variadas. Abordaram, especialmente, sua vivência como membros do Taller Scheps, coordenado pelo Decano Gustavo Scheps, por quem a delegação brasileira foi recebida por ocasião da Viagem de Estudos que deu início a este intercâmbio. 


Em seguida, falaram da marca registrada do curso: “El Viaje”, a viagem de estudos de volta ao mundo que todos os estudantes fazem após o terceiro ano de faculdade, que dura cerca de oito meses. A tradicional viagem, realizada há mais de 50 anos, é financiada pela “Arquitectura Rifa”, sorteio cujo maior prêmio é uma casa, fruto de um concurso realizado entre os estudantes de arquitetura. Tal concurso, segundo os arquitetos uruguaios, se coloca para muitos estudantes como laboratório da prática profissional, uma vez que os ganhadores, sob a supervisão de um arquiteto assessor, têm a oportunidade de ter um projeto executado, antes mesmo de formados. Vale destacar o cuidado dos organizadores, uma vez que o arquiteto assessor se torna responsável técnico pela casa construída, não incorrendo assim em exercício ilegal da profissão por parte dos estudantes. 
 

Ao apresentarem seus projetos para o Concurso de “Arquitectura Rifa”, alguns premiados com menção honrosa, os arquitetos Martín e Santiago deram início à segunda parte da palestra, que tratava da atuação profissional em escritório de arquitetura. A parceria, iniciada por ocasião do concurso, culminou na criação da “Oficina de Arquitectura MASA”, onde desenvolvem projetos de arquitetura e urbanismo, com especial interesse pelo tema da “vivienda” – habitação unifamiliar e na participação em concursos de arquitetura, para os quais firmam parcerias inclusive com escritórios brasileiros. 

Ao compartilharem sua experiência tanto na atuação docente quanto na prática projetual, os arquitetos Martin Pronczuk e Santiago Saettone ofereceram um excelente panorama da arquitetura uruguaia contemporânea aos estudantes do curso, que participaram do debate realizado ao final da palestra.  

Arquitetos convidados Martín Pronczuk e Santiago Saettone recebidos pela Diretora do Campus Débora Borges Thomas e a Coordenadora de Ensino Edinara Silveira, juntamente com a Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo Thaís Menna Barreto, sua adjunta Karla de Barros Coelho e demais membros do corpo docente. 

INTERCÂMBIO BRASIL/URUGUAY 1: PROFESSORES CONVIDADOS PARTICIPAM DE BANCA DE TCCII



Dando continuidade ao intercâmbio acadêmico com a Universidade de La Republica (UDELAR), iniciado por ocasião da Viagem de Estudos ao Uruguai, o curso de Arquitetura e Urbanismo ULBRA Campus Torres recebeu como convidados os professores Arq. Martin Pronczuk e Arq. Santiago Saettone, para uma semana de intensas atividades.




A agenda dos professores em nosso Campus teve início no dia 22 de outubro, através de sua participação como membros externos da Banca Intermediária do Trabalho de Conclusão de Curso II. A banca, dirigida pela Coordenadora Thaís Menna Barreto, teve participação ainda dos professores orientadores da instituição Ana Cristina Castagna, Bianca Breyer Cardoso, Efreu Quintana, Karla de Barros Coelho, Marcos Bueno e Marta Volkmer. Foram avaliados os trabalhos de 17 estudantes, nos turnos da manhã e tarde. A participação dos convidados foi muito proveitosa e garantiu um novo olhar sobre os projetos, que vêm sendo desenvolvidos desde julho e têm término previsto para dezembro deste ano.