16 agosto 2012

WORKSHOP MAP EXPLORA O DESIGN DO MOBILIÁRIO URBANO DA ORLA ATRAVÉS DE MARATONA DE PROJETOS


O Workshop MAP é uma maratona de projetos, promovida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres, que tem o objetivo de propor soluções de design para o mobiliário urbano da orla de Torres durante os dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2012.

A maratona de projetos será coordenada pelo arquiteto catalão Joan Alfós Bernad, Chefe do Departamento de Interior Design da Escola Municipal d´Arts de Terrasa – Barcelona e por professores do curso. As equipes serão compostas de forma mista, por profissionais de diversas áreas e estudantes de todos os semestres, a fim de garantir a multiplicidade de experiências em cada grupo.

Ao final do workshop, os trabalhos selecionados serão expostos no Solar do Conde de Porto Alegre, sede do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), e em Barcelona, em espaço designado pelo Professor Joan Alfós. 






Todos os países têm os seus valores diferenciais e no Brasil a praia é um deles. A praia é um espaço público de lazer onde encontramos esportes, cultura e negócios. Mas, como todos os lugares de lazer, “nunca” foi uma área de estudo e experimentação acadêmica. O Brasil, que foi capaz de criar e difundir mundialmente o futebol de praia, o vôlei de praia e o futevôlei, na área do design de praia exportou somente as havaianas.

A praia é um espaço vital da alma e da geografia gaúcha que deve ser reorganizada com base em conceitos como equilíbrio, técnica e ecossistema. O workshop pretende a revisão desse espaço limite - geográfico e semântico – a partir de diferentes escalas do design (objeto, espaço e paisagem) para revitalizá-la com a melhora dos elementos que possibilitam diferentes atividades e adaptá-la às novas sensibilidades sociais, como respeito ao meio ambiente e a acessibilidade universal.

MAP é um acrônimo de Modulo Aligeirado de Praia que relaciona o lugar físico, a praia e as construções modulares leves que existem nela. A proposta é criar um workshop curto, de três dias, sobre a orla marítima de Torres com o objetivo de gerar trabalhos para futuras exposições. A proposta é trabalhar sobre as pequenas construções que repetidas e depositadas na areia formam o visual da praia, ou seja, o mobiliário urbano da orla. A vantagem é que são objetos pequenos, fáceis e rápidos para aproximar o problema e de fácil representação para exposição.

O workshop pretende estabelecer sinergias de cooperação entre designers e indústria, através de um período concentrado de intercâmbio mútuo. Empresas/profissionais transmitem seu "know-how" aos participantes e estes aplicam seus conhecimentos em resposta ao problema levantado. Para transcender a mera funcionalidade ou aproximar eficiência e rigor do produto à sinergia entre design e indústria é essencial. Por isso o workshop pretende a introdução de profissionais relacionados diretamente com processos industriais (novos materiais, métodos e tecnologias).

Além disso, o workshop pretende reflexionar e inovar, mas também divulgar e expor as propostas e o seu processo de criação.  A reflexão e inovação devem estar baseadas na realidade atual e por isso o workshop pretende que a indústria tenha um papel significativo no processo de criação. O objetivo final do workshop é que os projetos e as soluções concretas sejam a base do início do debate e/ou início do processo para virarem uma realidade comercial.

O ineditismo do workshop não só esta no lugar escolhido, a praia. A inovação e criatividade estão tanto na metodologia de trabalho (brainstorming, projetos sequência, reversão do problema) como nas temáticas do trabalho, na escala e na sua revisão multidisciplinar.

O valor sociocultural do workshop se apoia nas novas sensibilidades da nossa sociedade, no respeito ao meio ambiente (ecologia e o desenvolvimento sustentável) e no respeito às pessoas portadoras de necessidades especiais. O MAP aposta na introdução de novos valores como reciclagem, coleta seletiva do lixo, processo de fabricação eco eficiente, materiais biodegradáveis, etc. 

O workshop não só pretende dar resposta aos novos parâmetros ambientais dos objetos, mas também pretende buscar soluções consonantes aos novos valores humanos da sociedade, eliminando as barreiras arquitetônicas que dificultam o acesso à praia e ao mar. A praia é de todos nós.