27 maio 2015

RELATO SOBRE A TEMÁTICA HOSPITALAR NO ATELIÊ DE PRÁTICA DE PROJETOS IV É PUBLICADO EM CADERNO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO

O relato da experiência desenvolvida no Ateliê de Prática de Projetos IV, desenvolvido no 7º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres sob supervisão da Prof. Bianca Breyer Cardoso, foi publicado no Caderno de nº 39 da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo ABEA. A publicação reúne a coletânea de artigos do XXXIII ENSEA – Encontro Nacional sobre Ensino de Arquitetura e Urbanismo, realizado em 2014, cujo tema era o “O Ensino de Arquitetura e Urbanismo: Teoria e Prática”.




O artigo intitulado “Teoria e prática, razão e sensibilidade: difundindo a temática hospitalar na graduação em Arquitetura e Urbanismo” apresenta a experiência de inserção da temática hospitalar na grade curricular, cujo objetivo é instrumentalizar os estudantes com conhecimentos específicos de área reconhecidamente complexa. O trabalho expõe os aspectos teórico-didáticos e conceituais associados, avaliando o resultado do exercício projetual de cinco turmas, desde 2012/2. A principal conclusão é que a difusão da Arquitetura de Ambientes de Saúde na esfera acadêmica vem surtindo efeitos bastante positivos, verificados sobretudo pelo incremento significativo de equipamentos de saúde entre os temas de TCC. Com a maior familiaridade com a área, supõe-se que os futuros profissionais se sentirão mais preparados para encarar os desafios do projeto de ambientes de saúde e, assim, contribuir para a qualificação arquitetônica da rede assistencial, sobretudo em nossa região. 

A versão digital do Caderno está disponível no site da ABEA e traz nas páginas 349 a 358 o artigo completo sobre a experiência, acessível no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B1yOFSPeROtJOU1qYi1seEd6ekE/view  


Cabe salientar que a temática hospitalar vem sendo explorada em nosso Campus também no âmbito da pesquisa acadêmica, através do projeto intitulado “Inserção Urbana de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde no Litoral Norte do Rio Grande do Sul”, que busca compreender a natureza das relações que equipamentos de saúde estabelecem com seu entorno, do ponto de vista da estrutura urbana e também das práticas cotidianas. O projeto integra a linha de pesquisa “Evolução Urbana no Litoral Norte do Rio Grande do Sul” do grupo Arquitetura e Urbanismo no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, certificado pelo CNPQ e toma os quatro principais hospitais gerais da região como objetos de análise. A pesquisa, cuja equipe coordenada pela Prof. Bianca reúne os estudantes Guilherme de Aguiar Sparremberger (Capão da Canoa), Gabriela dos Santos de Souza (Tramandaí), Júlia Carolina Zielke (Torres) e Wagner Oliveira de Borba (Osório), foi iniciada no início deste semestre de 2015/1 e apresentará seus primeiros resultados por ocasião do Salão de Iniciação Científica, a ser realizado no final deste ano.