13 novembro 2012

PROFESSORA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO É PREMIADA EM CONCURSO NACIONAL DE ARQUITETURA


A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres Arq. Cláudia Pauperio Titton foi premiada, juntamente com suas colegas Arq. Mariana Hugo e Arq. Taís Lagranha do escritório Urbana Arquitetura, com o 1º lugar na categoria Reforma Residencial do Prêmio “O Melhor da Arquitetura 2012”, pelo projeto “Loft Vasco”.


O prêmio, organizado pela Editora Abril, destaca a criatividade dos arquitetos do país desde 2008, sendo o único concurso nacional de projetos realizado atualmente. Este ano o concurso teve seu recorde de participação, recebendo 498 projetos inscritos. A premiação foi realizada no dia 30 de outubro em uma grande festa, no Memorial da América Latina, em São Paulo.



O projeto premiado teve como objeto de trabalho um galpão abandonado, de 246m², na Rua Vasco da Gama, em Porto Alegre. O objetivo era torná-lo, além de “habitável”, aconchegante e apropriado para abrigar o lifestyle agregador do morador que costuma viver intensamente e receber muitos amigos. Como premissa, deveria ser recriada a habitabilidade da edificação, com o menor investimento possível, através de mínimas intervenções e máximos resultados, mantendo seu aspecto industrial original e sua energy within.


Para um melhor conforto térmico e acústico, as telhas metálicas antigas, danificadas pelo ação tempo, foram substituídas por novas telhas sanduíche, que se acoplaram ao desenho e às grandes inclinações da estrutura de suporte original. No terraço, a aplicação de cobertura verde tornou utilizável esse espaço, antes sem uso, e amenizou a temperatura do quarto do proprietário, localizado abaixo deste novo jardim. Quarto este que recebeu a única grande porta/divisória de correr que, quando fechada, confere privacidade ao cômodo, já que todo o restante da casa foi mantido de forma integrada, pois não foram construídas novas divisórias para compartimentação do ambiente.

Para reduzir custos, o sofá foi executado em concreto, durante a obra, através de uma laje suspensa de quatro metros de comprimento, sobre a qual foram colocadas almofadas sob medida. Com o mesmo propósito, o mobiliário da cozinha foi executado em compensado de obra, enquanto que a mesa e as cadeiras de jantar, bem como móvel da TV e do bar são peças reaproveitadas, herdadas de amigos e familiares. O piso de parquet foi aplicado somente no setor da sala, deixando o espaço mais aconhegante e delicadamente diferenciado dos demais ambientes, enquanto que, no pátio, o piso foi executado com tijolos de demolição e brita, e a escada de acesso executada com tábuas de madeiras que sobraram da obra.

Todos os projetos vencedores serão publicados na próxima edição da revista Arquitetura e Construção, mas até lá podem ser vistos no site: http://abr-casa.com.br/premio/2012/reforma-casav.shtml


A Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo parabeniza a Prof. Claudia Titton e a Urbana Arquitetura pela conquista deste prêmio, salientando que é uma grande satisfação contar com profissionais de tão alto gabarito em nosso corpo docente. Entendemos que acontecimentos desta natureza contribuem diretamente para qualificação de nosso curso, principalmente ao estimular nossos estudantes a trilharem semelhante trajetória de sucesso, investindo, inclusive, na participação em concursos de arquitetura.


Saiba mais sobre a Urbana Arquitetura em: