10 maio 2013

ULBRA TORRES SEDIA A CARAVANA DA ARQUITETURA PROMOVIDA PELO IAB-RS EM PARCERIA COM O CURSO DE ARQUITETURA


Entre os dias 3 e 5 de maio o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU BR) realizaram em Torres a Caravana da Arquitetura, com um conjunto de atividades de interesse dos profissionais e da sociedade focados no tema da atuação do arquiteto e a “Profissionalização da Profissão”. Todos os eventos eram abertos à participação dos interessados e gratuitos.

A programação iniciou na sexta-feira, dia 3, às 19h, no auditório da Ulbra, com “O Arquiteto Incorporador”, palestra dos Arquitetos Marcio Carvalho e  Ricardo Ruschel, da smart!, sobre a atuação do arquiteto e urbanista como construtor e transformador da realidade e não somente como projetista. Os palestrantes mostraram a produção de seu escritório como demonstração da capacidade de envolvimento do arquiteto em toda a cadeia da construção civil, desde a escolha do terreno, elaboração de projetos, aprovações, até o financiamento, construção e venda do imóvel. Um dos principais pontos levantados durante a palestra foi o de que o arquiteto pode tomar para si a liderança da construção civil.

No dia 4 as atividades iniciaram com a Mesa-Redonda “Profissionalização da Profissão” com a participação de representantes das entidades de arquitetos – IAB RS, IAB RS Núcleo Torres, SAERGS, AAI, AsBEA, CAU RS – e da Ulbra. Participaram do debate o Presidente do IAB RS, Tiago Holzmann da Silva, o Diretor do CAU RS, Carlos Eduardo Pedone, um dos membros da Comisssão Provisória do IAB RS, Marcelo Koch e da Coordenadora do Curso de Arquitetura da Ulbra, Thaís Menna Barreto. 

Thiago abriu os debates com a apresentação sobre a profissionalização, citando itens discutidos durante o evento, como ética, honorários, formação acadêmica, entre outros. Thaís realizou uma apresentação sobre a importância da formação do profissional citando que a arquitetura tem um corpo de conhecimento complexo, enfatizando a cultura do profissional e sua adaptação e qualificação no mercado de trabalho. "Se cada arquiteto dedicasse uma hora por semana para a profissionalização, os arquitetos trabalhariam menos e ganhariam mais, se tornando mais valorizados", disse.

Carlos Pedone destacou a importância sobre a atuação no mercado de trabalho hoje, lembrando das possibilidades de ação que protege os arquitetos pelas leis. Marcelo ressaltou a relação do arquiteto com os órgãos públicos, destacando o entendimento de que este órgãos devem ter tanto legislações como fiscalizações que beneficiem a profissão do arquiteto.