19 março 2014

PALESTRA SOBRE ARQUITETURA ESCOLAR APRESENTA PROJETOS PREMIADOS EM CONCURSOS PÚBLICOS



O curso de Arquitetura e Urbanismo Ulbra Campus Torres promoveu nesta terça, 18/3, palestra sobre Arquitetura Escolar, com o Arq. Bruno Giugliani, representando os escritórios GAS Arquitetos, sob sua supervisão, e Etges Bammann Arquitetura, sob titularidade das arquitetas Cíntia Gusson Etges e Karen Bammann.


Tendo como público-alvo específico os alunos da disciplina de Prática de Projetos II, cujo tema é o projeto de uma escola de Ensino Fundamental no município de Torres sob responsabilidades das professoras Arq. Karla Barros Coelho e Arq. Graziela Becker, a palestra reuniu público diverso, com estudantes de outras disciplinas, que lotaram o auditório apesar das condições climáticas adversas.


A palestra, intitulada “3x3 - Um ensaio sobre três projetos e três lugares" abordou a elaboração do projeto arquitetônico de três escolas situadas em contextos bastante distintos: o NOVO COMPLEXO DO CEAT em Lajeado, premiado com o 1º lugar em Concurso Público, cuja obra foi concretizada em 2013; uma NOVA ESCOLA PARA GUINÉ-BISSAU, projeto em fase final de execução também premiado em Concurso Público de cooperação internacional e transferência de tecnologia; e a NOVA SEDE DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, em Santa Cruz do Sul, em fase de elaboração.
Projetos de Arquitetura Escolar apresentados na palestra
Em síntese, a apresentação do arquiteto demonstrou que, apesar das especificidades de cada projeto, há uma similaridade na abordagem da equipe, que realiza uma análise sensível do lugar e da cultura local, criando forte vínculo entre projeto e contexto. A preocupação com as peculiaridades do programa escolar também ficam visíveis na valorização dos espaços de convívio, através de pátios ou praças centrais, presentes nos três projetos.

A Coordenação do curso faz um agradecimento à equipe da GAS+EBA, em especial às arquitetas Cíntia Etges e Karen Bammann, que apesar do esforço para se deslocarem de Porto Alegre a Torres, ficaram impedidas de ministrar a palestra em conjunto com o Arq. Bruno Giugliani.