20 junho 2012

PALESTRA DA ´MAENA AED´ REPERCUTE POSITIVAMENTE ENTRE ESTUDANTES


A palestra ministrada pela Arq. Michele Raimann, sócia-diretora da MAENA Arquitetura e Design, no dia 19 de junho integrou as atividades da disciplina de Representação Gráfica, com o objetivo de mostrar aos estudantes a interface entre arquitetura e design na identidade de marca, num processo que vai da papelaria até o ponto de vendas.

A Arq. Michele iniciou a conversa provocando o público acerca de conceitos teóricos como significado, mensagem e contexto, destacando a importância da “multidisciplinaridade orientada às pessoas”, que coloca o usuário no centro da investigação/proposição. Em seguida, discutiu a definição de ambiente, entendido como experiência e exploração dos sentidos, não restrito à delimitação física. Ao final, a arquiteta apresentou a visão da MAENA sobre identidade de marca e criação de ambientes de vendas, apresentando alguns cases desenvolvidos pela empresa.

Como mensagem principal, Michele Raimann destacou o papel do design e da arquitetura como criadores de significado, cujo produto resultante deve gerar identificação, inspiração e satisfação aos usuários.

A fala da palestrante gerou impacto muito positivo sobre o público presente, principalmente pela exposição de um portfólio consistente, cuja materialização respeita os preceitos conceituais de unir estratégia e criatividade com foco no usuário. A repercussão demonstra, em si, a capacidade de gerar identificação, inspiração e satisfação, uma vez que o principal objetivo ao trazer pessoas de fora é sensibilizar os alunos, fazendo com que se reinventem e reinventem a arquitetura.

Nesse sentido, a Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo entende que é necessário promover cada vez mais atividades desta natureza, mostrando ao aluno novas perspectivas sobre a prática profissional. Considerando a satisfação dos presentes e as limitações inerentes a uma atividade intradisciplinar, salientamos a intenção de promover nova palestra com a MAENA Arquitetura e Design, a fim de atingir amplo número de estudantes e também de egressos.