25 agosto 2014

PROFESSORA DE ARQUITETURA E URBANISMO DA ULBRA TORRES DEFENDE TESE DE DOUTORADO

A Professora Karla Nunes de Barros Coelho, do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres, defendeu nesta sexta 22 de agosto sua tese de doutorado em Planejamento Urbano e Regional, no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPUR/UFRGS). A banca examinadora, composta pelos professores doutores Tito Carlos Machado de Oliveira, Adriana Dorfman, Gilberto Flores Cabral e Heleniza Ávila Campos, foi conduzida pelo orientador do trabalho Prof. Dr. Eber Pires Marzulo.






A pesquisa analisou as manifestações de fronteira no espaço urbano das cidades-gêmeas Santana do Livramento (BR) – Rivera (UY) e Uruguaiana (BR) - Paso de los Libres (AR), com o objetivo de avaliar a vivência cotidiana deste espaço. Através de articulações teóricas e de relatos de diferentes gerações de cidadãos, chegou ao entendimento das práticas cotidianas locais, suas dimensões simbólicas e materiais, como constituidoras desses espaços. Ao final, a autora conclui que “a fronteira, porosa e de inúmeras interações, pode ter o limite como marco, mas a convivência com o outro faz com que se tenham espaços urbanos bi-nacionais, mesmo que isto não esteja oficialmente estabelecido, e que o Estado-nação não reconheça o fato”.

A Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo parabeniza a Profª. Drª. Karla pela relevante conquista, que coroa sua trajetória de formação acadêmica, e engrandece ainda mais nossa instituição, ao reforçar a qualidade do ensino oferecido a partir da qualificação de nosso corpo docente. Ademais, agradece a professora por todo seu empenho e dedicação ao curso, sobretudo por ter conciliado as atividades docentes mesmo na reta final de conclusão de sua tese.