21 novembro 2014

SAERGS NA ESTRADA: SINDICATO DOS ARQUITETOS VISITA ULBRA TORRES

Na última terça, 18 de novembro, o curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres recebeu representantes do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (SAERGS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), no evento chamado “SAERGS na Estrada”, cujo objetivo é aproximar os órgãos representativos do público acadêmico e profissional.



A abertura do evento ficou a cargo da Coordenadora do curso Thaís Menna Barreto, que destacou a importância da valorização da profissão e da necessidade de tomada de consciência desde o período de formação dos futuros profissionais, salientando que já é tradição do curso estimular o contato com entidades representativas através de palestras e outras atividades de extensão.   

Em seguida, a Arq. Andréa dos Santos, presidente do SAERGS, procedeu a apresentação institucional do Sindicato, destacando as iniciativas de aproximação com os profissionais e as campanhas em prol da contratação do arquiteto e urbanista como premissa para o desenvolvimento urbano sustentado. A presidente do SAERGS passou a palavra à representante do CAU/RS no Litoral Norte, conselheira Arq. Claudia Casaccia, que apresentou a estrutura organizacional do conselho.

Logo após, o diretor do SAERGS, Arq André Huyer, conduziu um bate-papo sobre o planejamento urbano na região litorânea do RS. Ao retratar as origens e o processo de evolução urbana, Huyer provocou o público presente, composto em sua maioria pelos estudantes do curso, ao questionar qual cidade que queremos e em que medida esta cidade contempla os atrativos naturais que consolidaram o turismo na região.

Ao final, a plateia tomou parte na discussão, endereçando suas dúvidas aos representantes já citados, além dos agentes de fiscalização do CAU/RS Andréa Pinheiro e Cássio Lorensini, que também acompanhavam a delegação. O debate foi muito profícuo, fazendo convergir o entendimento da necessária união entre pares, como principal vetor para valorização profissional.

Além das palestras, o evento contou com coffee break oferecido pelo SAERGS, que oportunizou a interação entre os profissionais da região, os representantes das entidades, professores e formandos do curso. Estes últimos também estiveram envolvidos na coleta de dados biométricos para confecção do registro profissional, realizada por representantes do CAU.

O saldo da atividade, realizada em parceria pelo SAERGS, CAU/RS e o curso de Arquitetura e Urbanismo, foi certamente muito positivo, fazendo reverberar entre os estudantes a necessidade de valorização da profissão. A Coordenação do curso agradece a todos os envolvidos, especialmente ao SAERGS, na figura de sua presidente Andrea, pela disponibilidade em estabelecer esta aproximação com os estudantes.