11 novembro 2014

VIAGEM DE ESTUDOS 2014/2: CURITIBA

O curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu, de 06 a 10 de novembro, viagem de estudos a Curitiba. As viagens de estudo possuem caráter didático importante, especialmente para o nosso curso, cujo foco é a organização do espaço em nível arquitetônico e urbano, e objetivam desenvolver o olhar dos estudantes e ampliar seu repertório formal. 

A cidade de Curitiba é referência internacional por suas inovações urbanísticas e os cuidados com o ambiente construído, desenvolvidos através de um planejamento urbano rigoroso, cujo panorama histórico foi apresentado aos estudantes em aula preparatória ministrada pela Prof. Karla Barros Coelho no dia 30 de outubroAlém disso, a capital paranaense reúne obras de destaque no cenário brasileiro, como o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo célebre arquiteto, e um sistema de espaços verdes e parques urbanos de reconhecida qualidade.


O roteiro do grupo, composto de 37 estudantes e os professores Bianca Breyer, Breno Clezar, Efreu Quintana, Karla Barros Coelho, Marione Otto e Renata Selau, teve início no Centro Cultural Teatro Guaíra, marco da arquitetura modernista paranaense situado na Praça Santos Andrade, onde se localiza também a sede histórica da Universidade Federal do Paraná. A visita ao Teatro Guaíra foi guiada pelo produtor Áldice Lopes, que explicou que o centro cultural abriga companhias de teatro e dança, além da orquestra do Estado. O produtor apresentou em detalhes a estrutura física do centro cultural projetado por Rubens Meister. Além da visita aos três auditórios Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito, com capacidade respectiva de 1000, 500 e 100 lugares, o grupo percorreu os bastidores de todo o complexo, o que possibilitou uma visão privilegiada do minucioso funcionamento de uma casa de espetáculos desta envergadura.


Após a visita, a delegação fez uma breve parada no Espaço Cultural da Capela Santa Maria, edificação histórica transformada em sala de concertos e sede da Camerata Antiqua de Curitiba, cuja intervenção de restauro é considerada um marco na preservação da memória e do patrimônio da cidade.



Finalizando o primeiro dia, a delegação foi recebida no espaço cultural Instituto G Arquitetura, cuja sede é a casa projetada em 1953 pelo Arquiteto Vilanova Artigas para o médico Dr. João Luiz Bettega na Rua da Paz, tombada pelo patrimônio histórico nas esferas municipal e estadual. Após a palestra “Vida e obra de Vilanova Artigas”, ministrada pela Arq. Giceli Portela, diretora do Instituto e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi realizada a visita às instalações da antiga residência, durante a qual os estudantes puderam perceber as peculiaridades do programa que agregava o consultório do proprietário e a distribuição dos espaços, interligados pela rampa central.








No segundo dia, as atividades iniciaram pela visita guiada ao Jardim Botânico Municipal, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, cujo desenho é parcialmente inspirado nos jardins franceses. Durante o percurso, o engenheiro agrônomo Paulo explicou a diferença entre parque e jardim botânico, sublinhando a necessidade de zoneamento de espécies por bioma, aspectos da manutenção da vegetação e do sistema de irrigação, estruturado pela coleta de água da chuva. Ao final, os estudantes percorreram o Jardim das Sensações, trilha que busca estimular os sentidos do tato, olfato e audição, e contempla a acessibilidade ao portador de deficiência visual.



Logo após, o grupo fez uma breve parada na Ópera de Arame, estrutura metálica com fechamento transparente encravada no Parque das Pedreiras, segundo projeto do arquiteto Domingos Bongestabs.



A visita ao Museu Oscar Niemeyer – MON encerrou o roteiro do segundo dia, oportunizando que os estudantes conhecessem o complexo composto por dois edifícios projetados por Niemeyer em fases distintas de sua carreira. O chamado Edifício Presidente Humberto Castelo Branco, prédio principal iniciado em 1967 e inaugurado em 1978, abrigava originalmente secretarias do estado até que, em 2001, as autoridades decidiram transformá-lo em museu. O prédio foi adaptado e ganhou o anexo, popularmente conhecido como Olho, também de autoria de Niemeyer. No prédio principal, além de conhecer as instalações da loja e do café do museu, o grupo percorreu várias exposições em cartaz, com destaque para a série “Genesis”, do fotógrafo Sebastião Salgado; a exposição “Frida Kahlo - as suas fotografias” e a mostra da 7ª edição do prêmio de design industrial IDEA/Brasil. Além disso, visitou o Espaço Niemeyer, exposição permanente com fotos, maquetes e croquis das principais obras do arquiteto, realizadas de 1941 até 2002. 



No domingo, o roteiro se concentrou, inicialmente, no Centro Histórico de Curitiba, que reúne construções antigas e preserva características do tecido tradicional, com ruas estreitas. O destaque ficou por conta do Largo da Ordem, núcleo onde se originou a ocupação, que abriga tradicional Feira de Arte e Artesanato.





Após o almoço, o grupo se deslocou até a cidade da Lapa, distante cerca de 70km da capital, um marco referencial no processo de ocupação paranaense, que se estruturou ao longo do antigo caminho das tropas, gerando uma conformação urbanística linear. Coroando a viagem, a visita guiada ao conjunto tombado pelo IPHAN percorreu o centro urbano composto por casas térreas construídas no alinhamento, com destaque para a Igreja Matriz de Santo Antônio, edificação mais antiga da cidade com arquitetura de influência luso-brasileira; o Theatro São João; e o Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda.








A Coordenação do curso agradece a todos os envolvidos, professores e alunos e, especialmente, aos responsáveis pelas visitas guiadas, que nos acolheram de forma tão generosa, com agradecimento especial à arquiteta Giceli Portela e ao produtor Áldice Lopes.
Como as viagens de estudo já se tornaram uma tradição em nosso curso, em breve faremos o lançamento do próximo destino, aguardem!