15 abril 2015

VIAGEM DE ESTUDOS 2015/1: DESCOBRINDO PORTO ALEGRE DO PONTO DE VISTA ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO

O curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu, de 10 a 12 de abril, a segunda edição da viagem de estudos a Porto Alegre, realizada também em 2012 com o objetivo de desenvolver o olhar arquitetônico e urbanístico dos estudantes, ampliando seu repertório formal através do conhecimento histórico. O grupo, composto de 30 alunos e seis professores, fez um percurso pelos diferentes tempos da arquitetura e do urbanismo porto-alegrenses.

No primeiro dia, o roteiro incluiu visitas guiadas à Igreja das Dores, ao Theatro São Pedro, ao Solar dos Câmara e ao Palácio Piratini. Para coroar, o grupo fez um happy hour no terraço da Casa de Cultura Mário Quintana.


No sábado, a atenção do grupo se focou na Arquitetura Eclética e também na Arquitetura Moderna de Porto Alegre. Saindo do Portão do Cais, o grupo se deslocou pela Av. Sepúlveda, entrada histórica da cidade, atingindo a Praça da Alfândega, onde visitou o MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. O grupo seguiu até o Mercado Público, onde almoçou e pode contemplar o Chalé da Praça XV e o Paço Municipal. 





À tarde, foi realizada visita à Usina do Gasômetro e passeio de Catamarã pelo Guaíba. Após, o grupo conheceu o Edifício Península, edifício contemporâneo projetado pelos arquitetos Cristiano Kunze e Nathália Cantergiani que abriga além de unidades residenciais, galeria de arte e escritório de arquitetura.

















O roteiro se encerrou com passagem pelo Viaduto Otávio Rocha, na Av. Borges de Medeiros, culminando na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, o IAB-RS, onde o grupo assistiu à palestra sobre evolução urbana do município, ministrada pela professora Marta Volkmer.  


O último dia de viagem se iniciou com recital de música erudita e visita guiada ao Instituto Ling, centro cultural projetado pelo arquiteto paulista Isay Weinfeld.





Após almoçar no entorno do Parque Farroupilha, que abriga o tradicional Brique da Redenção, o grupo visitou o principal exemplar da Arquitetura Moderna porto-alegrense, o Hipódromo do Cristal, cujo projeto foi alvo de concurso público vencido pelo arquiteto uruguaio Román Fresnedo Siri. 

Encerrando as atividades de estudo, o grupo fez uma visita guiada ao Museu Iberê Camargo, projeto do premiado arquiteto português Álvaro Siza que coloca Porto Alegre no mapa da arquitetura mundial.



Mais uma vez, a viagem foi muito bem-sucedida, atingindo o objetivo de sensibilizar os alunos e apresentar-lhes exemplos não só de boa arquitetura, mas da cultura em geral. Segundo depoimento dos próprios estudantes, eles conheceram uma outra Porto Alegre e puderam construir um novo olhar sobre o que consideravam conhecido.

A Coordenação do curso agradece a todos os participantes, destacando a disponibilidade dos professores em compartilhar o conhecimento fora do expediente de trabalho e o entusiasmo dos estudantes por acreditarem que sempre há mais a conhecer.