24 outubro 2016

ARQUITETURA E URBANISMO ULBRA TORRES PARTICIPA DO EXPOULBRA CANOAS 2016

Pelo terceiro ano consecutivo, o curso de Arquitetura e Urbanismo participou da EXPOULBRA, mostra realizada de 17 a 21 de outubro no campus de Canoas, a fim de promover o intercâmbio de conhecimento e divulgar as atividades de Extensão e Pesquisa realizadas ao longo do ano de 2016.
O EMAU - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres participou do VIII Salão de Extensão e do XXII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica. No primeiro, as alunas Tamara Oliveira e Yasmin Souza, representaram o grupo com o Projeto de Extensão Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, coordenado pela Prof. Marta Floriani Volkmer e pelo Prof. Efreu Brignol Quintana
No Salão de Iniciação Científica foi apresentada a pesquisa “Arquitetura e Urbanismo em Aldeias Indígenas, tradição e atualidade”, também desenvolvida pelo EMAU sob autoria das bolsistas Yasmin de Souza Dias e Tuani Duarte Scheffer com orientação dos professores Efreu e Marta.


Participaram ainda do XXII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, as bolsistas Bruna Oliveira e Tamara Oliveira, integrantes do Projeto de Pesquisa sobre Inserção Urbana de Estabelecimentos de Saúde no Litoral Norte, vinculado ao grupo “Arquitetura e Urbanismo no Litoral Norte do Rio Grande do Sul”. Na ocasião, apresentaram, respectivamente, os trabalhos “Avaliação da Qualidade Urbana da Paisagem do Pedestre no Entorno do Hospital Tramandaí" e “Do Hospital ao Posto de Saúde: o Que Muda na Qualidade da Paisagem do Pedestre”. Ambos resultantes da segunda fase do projeto, coordenado pela Prof. Bianca Breyer Cardoso, em que avaliam a qualidade da paisagem do pedestre no entorno de hospitais e postos de saúde, segundo critérios desenvolvidos por Jan Gehl, arquiteto dinamarquês autor do livro “Cidades Para Pessoas”.

 
Por fim, os professores Karla de Barros Coelho e Marcos Bueno, juntamente com os estudantes Wagner Medeiros, João Elizandro Santos e Patrícia Campos Mattos, representaram o curso no XVI Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica. O banner, intitulado “Arquitetura Moderna no Rio Grande Do Sul: Ed. Brisamar, Torres - RS”, faz parte de um projeto maior, que pretende inventariar o patrimônio edificado do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, permitindo uma reflexão mais precisa sobre as manifestações arquitetônicas que ajudaram a construir esta região.

A Coordenação do curso parabeniza todos os professores e alunos envolvidos, pela participação no EXPOULBRA e pela contribuição à qualificação permanente de nossa instituição, ao promoverem o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão.