24 outubro 2016

INTERCÂMBIO ENTRE CAMPI E ARQUITETURA HOSPITALAR: PROFESSORA DA ULBRA TORRES VISITA A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ULBRA CANOAS

Fortalecendo o intercâmbio entre campi, no dia 19 deste mês, a Prof. Bianca Breyer Cardoso visitou as instalações do Hospital Universitário da ULBRA Canoas e ministrou palestra para a turma de Planejamento, Organização e Gerenciamento Hospitalar do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso – Hospitalar, a convite da Coordenadora Prof. Solange Machado Guimarães e do residente Marcel Almeida.




Tendo como público alvo os residentes das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Biomedicina, a palestra intitulada “Arquitetura Hospitalar, Humanização e Diálogo Multiprofissional”, abordou a importância do diálogo entre todos os profissionais envolvidos no processo qualificação das instalações hospitalares. Tal processo tem como foco a humanização, que é condicionada pelo tratamento dado ao espaço físico, a chamada ambiência, a cargo do arquiteto e urbanista. O papel do arquiteto é atuar com razão e sensibilidade, aliando o domínio técnico à capacidade de exercitar a empatia, atendendo as necessidades de todos os usuários do edifício hospitalar, tornando-o, efetivamente, mais humano.