16 dezembro 2016

TCC DA ULBRA TORRES É SELECIONADO PELO ARCHDAILY ENTRE OS MELHORES TCC´S DE ARQUITETURA DO BRASIL E PORTUGAL

Em pleno Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro, o curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres obteve uma importante conquista. O TCC de sua egressa Arq. Kamila Carnevalli foi publicado entre “Os melhores trabalhos de conclusão de curso do Brasil e Portugal”, segundo classificação do portal ArchDaily, site de arquitetura mais visitado do mundo.



A proposta de “Revitalização do Cine LUX”, desenvolvida pela egressa no segundo semestre letivo de 2015 sob orientação da Prof. Bianca Breyer Cardoso, figura entre as 21 propostas selecionadas pela equipe de editores do ArchDaily Brasil dentre 274 trabalhos participantes da chamada realizada entre leitores do Brasil e de Portugal. Segundo os organizadores, foram escolhidos os trabalhos julgados “mais bem apresentados, graficamente interessantes e cuja temática abordada pareceu mais oportuna” a um TCC.
   
Dentre os 21 trabalhos selecionados, há três representantes de Portugal e oito de São Paulo, estado que reúne o maior número de arquitetos e escolas de Arquitetura do país. O Rio Grande do Sul aparece como segundo estado brasileiro, com três representantes. Os outros dois gaúchos são oriundos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fazendo com que a ULBRA figure como única instituição privada do estado.

O projeto consiste na Revitalização do Cine Lux, cinema de rua do município de Nova Prata, que se encontra fechado há mais de quinze anos. Sua edificação, datada de 1958, é um dos poucos exemplares remanescentes da Arquitetura Modernista com características do Art Déco na Serra Gaúcha. Assim, reúne valor arquitetônico, histórico e cultural, também por fazer parte da memória afetiva da população, que há anos reivindica um destino para o edifício abandonado. Simbolicamente, o projeto toma como metáfora o conceito de LUX, que em latim significa luz, claridade, vida, e propõe que o novo centro cultural atue como lanterna a iluminar a cidade de Nova Prata, estimulando vivências calcadas na cultura e na arte.



No parecer da orientadora Bianca Breyer, “o projeto revela um olhar sensível tanto na escolha do tema quanto em sua abordagem, pois além de valorizar o Cine Lux como ícone arquitetônico ao propor o restauro da edificação existente, com preservação das características estéticas e funcionais, mantendo inalterado seu caráter de cinema de rua, propõe a união respeitosa entre o antigo e o novo, potencializando o espaço público do seu entorno ao criar uma praça adjacente”. Tal entendimento se alinha ao destaque dado pelos organizadores aos “trabalhos de escala singela”, como no caso do Cine Lux, reconhecidos pela “sensibilidade na escolha do tema e pela profundidade da pesquisa e/ou detalhamento”. 

As qualidades da proposta vêm recebendo reiterado reconhecimento, trazendo “muitas alegrias”, nas palavras da própria arquiteta Kamila. Além de obter grau máximo nas etapas de TCC I e II, o projeto recebeu menção honrosa no Prêmio IAB RS José Albano Volkmerpromovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Rio Grande do Sul. Além disso, concorre com outros 456 trabalhos no 27° Opera Prima - Concurso Nacional de Trabalhos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, cujos resultados devem ser divulgados em fevereiro de 2017.




Tal reconhecimento é motivo de grande satisfação para a Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres. Em seus 18 anos de história, o curso conta com mais de 400 estudantes e se estrutura como principal agente na formação dos arquitetos e urbanistas que atuam no Litoral Norte do RS, abrangendo também o sul de Santa Catarina. Sua missão é formar profissionais capacitados para atuar nas distintas escalas de intervenção urbana e arquitetônica com ética, domínio técnico, habilidade criativa e capacidade crítica, científica b empreendedora.

O curso prima pela qualificação constante, a fim de habilitar o profissional a pensar e desenhar a cidade, a paisagem e os edifícios, visando à melhoria da qualidade de vida em sociedade. Segundo a Coordenadora Thaís Menna Barreto, gestora desde 2012, o destaque recebido pela egressa Kamila é motivo de orgulho para a instituição e serve de estímulo para que o corpo docente siga desenvolvendo um trabalho comprometido com a excelência técnica, alavancando a autoestima profissional de todos os estudantes, ao mostrar que não há limites quando se atua com seriedade e afinco. A Coordenação do curso agradece ao ArchDaily Brasil, por dar visibilidade a um projeto de grande sensibilidade e competência, além de se constituir como importante fonte de pesquisa para discentes e professores. Finalmente, parabeniza a arquiteta e urbanista Kamila Carnevalli pela distinção, desejando muito sucesso, especialmente, nas etapas vindouras da 27ª edição do Concurso Opera Prima.


Leia mais em: 


Conheça o projeto: