05 dezembro 2016

BOLSISTA DE ARQUITETURA E URBANISMO CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR NO SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA TORRES

Na última quarta, 30 de novembro, o bolsista Gieltom Luiz Pereira recebeu o Prêmio Destaque do XIV Salão Iniciação Científica ULBRA TORRES, garantindo o primeiro lugar entre os participantes. O trabalho, intitulado "Avaliação da qualidade da paisagem do pedestre no entorno de Pronto Atendimento 24h", utilizou os critérios estabelecidos pelo urbanista dinamarquês Jan Gehl, autor do livro “Cidades Para Pessoas”, e obteve nota 10 dos avaliadores.


O prêmio coroa o projeto de pesquisa que analisa a inserção urbana dos estabelecimentos de saúde do Litoral Norte e vem sendo desenvolvido desde 2015, sob orientação da Prof. Bianca Breyer Cardoso. Em sua primeira fase, o projeto contou com a participação dos bolsistas Guilherme Sparremberger, Júlia Zielke e Wagner Borba na análise dos quatro hospitais gerais do Litoral Norte, confirmando o entendimento do hospital geral como promotor de centralidade cuja presença impacta na estrutura urbana e altera a fisionomia de seu entorno imediato. 


Nesta segunda etapa, foram incorporados outros estabelecimentos da rede de saúde, como postos e unidades de atendimento imediato. Os resultados parciais foram apresentados pelo bolsista Gieltom na EXPOULBRA Torres e pelas bolsistas Bruna Oliveira e Tamara Oliveira na EXPOULBRA Canoas. Para 2017, o projeto prevê a seleção de novos bolsistas, para desenvolver estudo comparativo entre os equipamentos analisados nas duas primeiras fases.




No âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo, o destaque contribui na consolidação da linha de pesquisa “Evolução Urbana do Litoral Norte do RS” do Grupo de Pesquisa “Arquitetura e Urbanismo no Litoral Norte do RS”, criado em 2013. Coordenado por Thaís Menna Barreto e Karla Barros Coelho, o grupo vem atuando em outras linhas, cuja produção também vem sendo divulgada nas mostras científicas da ULBRA, tendo participado da EXPOULBRA Canoas e desta edição da EXPOULBRA Torres.

Na linha de pesquisa “Arquitetura Moderna no Litoral Norte do RS”, o bolsista Wagner Medeiros apresentou o trabalho “Arquitetura Moderna no Litoral Norte do RS: um olhar sobre Torres”, sob orientação dos professores Marcos Bueno e Karla Barros Coelho. Já na linha de “Habitação Popular no Litoral Norte”, foi apresentado o trabalho “Avaliação dos Níveis de Satisfação dos Usuários de Habitações Implantadas em Aldeia Indígena”, produzido pelas bolsistas Tuani Duarte Scheffer e Yasmin De Souza Dias, sob orientação dos professores Efreu Quintana e Marta Volkmer.



Além disso, por ocasião do IV Salão de Extensão, também integrante da mostra EXPOULBRA, foi apresentado o projeto do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, pelas bolsistas Ana Carolina Gonzalez e Cássia Andrade, sob a coordenação dos professores Efreu Quintana, Marta Volkmer e Renata Matos.







A Coordenação do curso parabeniza todos os professores e alunos participantes da mostra científica EXPOULBRA Torres 2016, agradecendo-os pela contribuição às nossas linhas de pesquisa e extensão. Especialmente ao bolsista Gieltom Luiz e sua orientadora Prof. Bianca, parabenizamos pelo prêmio destaque de primeiro lugar no XXIV Salão de Iniciação Científica da ULBRA Torres.