28 novembro 2016

VIAGEM DE ESTUDOS 2016/2: UM NOVO OLHAR SOBRE PORTO ALEGRE

O curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres promoveu, entre os dias 18 e 20 de novembro, a já tradicional Viagem de Estudos a Porto Alegre. Tendo sempre o objetivo de ampliar o repertório dos estudantes, as viagens de estudos promovem a sensibilização e desenvolvem seu olhar arquitetônico e urbanístico. A capital do estado reúne um interessante panorama, com obras dos diferentes tempos históricos e, ainda que pareça um destino conhecido, oferece muitas surpresas.



Em sua terceira edição, o roteiro teve enfoque especial para as visitas guiadas, sendo supervisionado pela Coordenadora do curso Thaís Menna Barreto e pelos professores Marcos Bueno e Efreu Quintana. 


No primeiro dia, o grupo, composto por 31 alunos e professores, concentrou as visitas no entorno da Praça da Matriz, centro que abriga as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos “poderes” religioso e cultural, materializados, respectivamente, nos edifícios do Palácio Piratini, da Assembleia Legislativa, do Palácio da Justiça, da Catedral Metropolitana, do Teatro São Pedro e da Biblioteca Pública do Estado. 


As visitas guiadas foram realizadas nos três primeiros e no último, oportunizando acesso a áreas geralmente restritas aos visitantes e a visualização dos setores de apoio logístico, vitais para o funcionamento dos edifícios e de domínio obrigatório para arquitetos. 





Finalizando o dia, o grupo passou pelo Viaduto Otávio Rocha, na Av. Borges de Medeiros, importante obra viária do início do século XX.



No sábado, as professoras Karla Barros Coelho e Renata Matos, acompanhadas da secretária Ana Paula, se juntaram ao grupo. O passeio teve início pelo portão do Cais do Porto, entrada histórica da cidade, marcada pelo eixo da Av. Sepúlveda, através do qual chegaram à Praça da Alfândega. 

Na praça, o grupo fez visitas guiadas ao Santander Cultural e ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), tendo acesso ao cofre do acervo que reúne mais de 3600 obras de arte. O grupo seguiu para o almoço no Mercado Público, e pode contemplar o Chalé da Praça XV e o Paço Municipal. 










































Em seguida, percorreu a Rua da Praia, realizando visita guiada à Igreja das Dores, de onde seguiu até a Casa de Cultura Mario Quintana.



No final da tarde, foi realizada visita guiada ao Museu Iberê Camargo, projeto do arquiteto português Álvaro Siza premiado na Bienal de Veneza, e pausa para contemplar o pôr do sol no Guaíba, tradicional cartão postal da cidade. Para coroar o dia, o grupo foi jantar na Cantina Famiglia Facin. A cantina é reconhecida pelo restauro e recuperação da chaminé da antiga Cervejaria Brahma, patrimônio histórico projetado pelo arquiteto Theodor Wiederspahn, assim como o MARGS e a Casa de Cultura Mario Quintana.




A manhã de domingo foi destinada ao passeio pelo Parque Farroupilha, um dos espaços públicos mais emblemáticos da cidade, onde o grupo percorreu o tradicional Brique da Redenção. Ainda no Parque da Redenção, o grupo conheceu o Auditório Araujo Vianna, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, projetado pelos arquitetos Moacyr Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet em 1964 e recuperado em 2012.

À tarde, o grupo fez visita guiada ao Instituto Ling. O centro cultural foi projetado pelo arquiteto paulista Isay Weinfeld, e possui em seu programa de necessidades salas de aula, laboratório gastronômico, salão de festas, auditório, loja, café e galeria, se configurando como interessante referência especialmente para os projetos de conclusão de curso com temas análogos.


O roteiro da viagem de estudos se encerrou no principal exemplar da Arquitetura Moderna porto-alegrense, o Hipódromo do Cristal, que infelizmente vem sofrendo profunda deterioração com o passar dos anos. Seu projeto foi alvo de concurso público no ano de 1951 e foi vencido pelo arquiteto uruguaio Román Fresnedo Siri, mesmo autor do projeto da Faculdade de Arquitetura de Montevidéu, recentemente visitada pelo curso. 


A viagem de estudos cumpriu plenamente seus objetivos, sensibilizando os estudantes para a boa arquitetura e a cultura em geral, além de promover a integração entre alunos de diferentes semestres e professores. Mais uma vez, a Viagem a Porto Alegre se consolidou como oportunidade de construir um novo olhar sobre o que se considerava conhecido.





A Coordenação do curso agradece a todos os envolvidos, especialmente aos responsáveis pelas visitas guiadas, pela disponibilidade em nos receber, aos professores participantes e aos estudantes que se engajaram em mais uma experiência intensa e transformadora. Logo logo começam os preparativos para a próxima viagem de estudos. Aguardem a divulgação do novo destino!