02 novembro 2016

INTERCÂMBIO BRASIL/URUGUAY 2: PALESTRA SOBRE ATUAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PROJETUAL DE ARQUITETOS URUGUAIOS

Na noite de 23 de outubro, na sequência de atividades do Intercâmbio Brasil/Uruguay, foi a vez dos professores uruguaios da Universidad de La Republica, Arq. Martin Pronczuk e Arq. Santiago Saettone, ministrarem palestra a todos os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo ULBRA Campus Torres sobre atuação docente e prática projetual.


 

Com base na experiência como docentes da Facultad de Arquitectura, Diseño e Urbanismo (FADU/UDELAR), que possui mais de 6000 alunos e é uma das faculdades de arquitetura mais conceituadas da América Latina, os arquitetos falaram da história e da estruturação acadêmica do curso, criado há mais de cem anos. Sobre a estruturação, destacaram a organização da área projetual em nove “Talleres”, ou ateliês, coordenados por catedráticos, que abrangem estudantes de todos os níveis e possuem propostas didáticas muito variadas. Abordaram, especialmente, sua vivência como membros do Taller Scheps, coordenado pelo Decano Gustavo Scheps, por quem a delegação brasileira foi recebida por ocasião da Viagem de Estudos que deu início a este intercâmbio. 


Em seguida, falaram da marca registrada do curso: “El Viaje”, a viagem de estudos de volta ao mundo que todos os estudantes fazem após o terceiro ano de faculdade, que dura cerca de oito meses. A tradicional viagem, realizada há mais de 50 anos, é financiada pela “Arquitectura Rifa”, sorteio cujo maior prêmio é uma casa, fruto de um concurso realizado entre os estudantes de arquitetura. Tal concurso, segundo os arquitetos uruguaios, se coloca para muitos estudantes como laboratório da prática profissional, uma vez que os ganhadores, sob a supervisão de um arquiteto assessor, têm a oportunidade de ter um projeto executado, antes mesmo de formados. Vale destacar o cuidado dos organizadores, uma vez que o arquiteto assessor se torna responsável técnico pela casa construída, não incorrendo assim em exercício ilegal da profissão por parte dos estudantes. 
 

Ao apresentarem seus projetos para o Concurso de “Arquitectura Rifa”, alguns premiados com menção honrosa, os arquitetos Martín e Santiago deram início à segunda parte da palestra, que tratava da atuação profissional em escritório de arquitetura. A parceria, iniciada por ocasião do concurso, culminou na criação da “Oficina de Arquitectura MASA”, onde desenvolvem projetos de arquitetura e urbanismo, com especial interesse pelo tema da “vivienda” – habitação unifamiliar e na participação em concursos de arquitetura, para os quais firmam parcerias inclusive com escritórios brasileiros. 

Ao compartilharem sua experiência tanto na atuação docente quanto na prática projetual, os arquitetos Martin Pronczuk e Santiago Saettone ofereceram um excelente panorama da arquitetura uruguaia contemporânea aos estudantes do curso, que participaram do debate realizado ao final da palestra.  

Arquitetos convidados Martín Pronczuk e Santiago Saettone recebidos pela Diretora do Campus Débora Borges Thomas e a Coordenadora de Ensino Edinara Silveira, juntamente com a Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo Thaís Menna Barreto, sua adjunta Karla de Barros Coelho e demais membros do corpo docente.