03 novembro 2016

INTERCÂMBIO BRASIL/URUGUAY 3: WORKSHOP ¿ORLA? PROPÕE REFLEXÕES SOBRE AS MARGENS

Coroando as atividades do Intercâmbio Brasil/Uruguay, o curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu o “Workshop ¿Orla? - Reflexões sobre as margens”, maratona de projetos realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, cujo objetivo geral era fomentar a troca de experiências no campo do ensino, arquitetura, paisagismo e urbanismo entre as universidades ULBRA e UDELAR, além de proporcionar uma experiência rica tanto aos alunos como aos profissionais envolvidos no evento.


 

Ministrado pelos professores uruguaios Arq. Martin Pronczuk e Arq. Santiago Saettone, o Workshop ¿Orla? reuniu 29 estudantes, subdivididos em seis equipes, além dos docentes da própria instituição. O trabalho focou em locais importantes ao longo da orla, vitais para o desenvolvimento do município de Torres, almejando potencializar este desenvolvimento através da análise, diagnóstico e propostas conceituais.


Inicialmente, na tarde do dia 26, o grupo realizou um passeio pela Orla de Torres, com paradas estratégicas nos principais pontos, a começar pelos Molhes e foz do Rio Mampituba, passando pela Prainha, Morro do Farol, Praia da Cal e Parque da Guarita. A visita incluiu a Igreja São Domingos e o entorno da Rua Júlio de Castilhos, até a Lagoa do Violão, pela importância como marco do desenvolvimento urbano da cidade, ainda que deslocado em relação à orla. Durante o percurso, os estudantes foram estimulados a perceber os aspectos sensoriais da paisagem, para além dos visuais, mais comumente observados, englobando todos os cinco sentidos. 


 

Na segunda etapa, realizada no dia 27 nos turnos da tarde e noite, iniciaram as atividades de ateliê. Houve um grande brainstorming de análise e diagnóstico da Orla, durante o qual os grupos se apropriaram das bases gráficas para desenvolvimento das propostas, incluindo mapas e fotos. Ainda neste dia, cada um dos seis grupos iniciou o lançamento das diretrizes conceituais, sob a orientação dos professores uruguaios.


 

O terceiro dia de atividades foi dedicado à elaboração de uma grande maquete, que englobava toda a Orla de Torres. Participantes de todos os grupos se envolveram na construção da maquete, desenvolvendo em paralelo suas propostas, bem como os elementos gráficos de apresentação.




 





















A manhã de sábado foi destinada à finalização das propostas, através da impressão de pequenos livretos, nos quais cada grupo apresentava sua proposta de intervenção. Posteriormente, tais livretos foram fixados à maquete, mapeando os pontos alvo de intervenção ao longo da orla.


 

Finalmente, na tarde de sábado, ocorreu o encerramento do Workshop ¿Orla?, com a apresentação audiovisual das propostas, avaliação e premiação. O Prof. Marcos Bueno, responsável pela organização do workshop juntamente com a Coordenadora do Curso Thaís Menna Barreto e a Prof. Ana Cristina Castagna, conduziu a apresentação. A banca de avaliação foi composta pelos professores do curso Bianca Breyer Cardoso, Efreu Quintana, Karla de Barros Coelho, Marta Volkmer e Renata Matos.

 


As cinco propostas finais apresentaram, segundo a banca, excelente nível conceitual e muita originalidade:

 

A proposta “PROJETO ORLÁ”, dos estudantes Daniel Ghisleri, Francisco Pinto, Gabriel Axmann e Samuel Cardoso, partiu da leitura de que a cidade não se apresenta em toda sua complexidade aos visitantes, criando elementos visuais flutuantes para demarcar os principais pontos, fazendo assim um convite à exploração, estimulando e despertando a CURIOSIDADE de quem chega à orla.



O grupo “NA LINHA DO TEMPO”, composto pelos estudantes Bruna Santos, Carlos Guilherme Kellermann, Carol Alcântara, Guilherme Dreyer, Indaiara Dimer e Ketellini Lipert, focou na VALORIZAÇÃO do patrimônio histórico e na conexão entre a orla e a Lagoa do Violão, através de um eixo que conta a história através do percurso e marca o contraste entre os diferentes tempos da ocupação urbana.   


 

A terceira proposta “COSTURAS URBANAS”, dos estudantes João Elizandro Santos, Wagner Medeiros e Tamara Oliveira, apostou na PERMEABILIDADE e na acessibilidade para transpor as dunas da Praia Grande e conectar à orla ao tecido urbano, propondo a efetiva costura entre as diferentes faixas urbanas orla – calçadão – edificações.




 

A equipe “VISTAS FLUTUANTES”, composta pelos estudantes Bruna Oliveira, Lívia Teixeira, Patrike Godoy, Renata Machado, Stephanie Marquezotti e Yasmin Souza, propôs a ANIMAÇÃO das dunas e novas formas de contemplar a paisagem e conectar usuário e natureza, através da transposição dos obstáculos naturais com elementos construídos que respeitam o que a natureza já consolidou e propõem a interação com as visuais, em alusão à experiência do voo em balões.


 

Finalmente, a proposta “O RIO COMO PRAÇA” sugeriu a INTEGRAÇÃO entre as cidades de Torres e Passo de Torres ao fazer do Rio Mampituba um elemento de conexão, e não mais uma barreira física, ao criar decks e passarelas suspensos que oportunizam novas passagens e áreas de estar sobre o curso do rio.


 

Após a avaliação das propostas, a banca reiterou o excelente nível dos cinco trabalhos apresentados, concedendo Menção Honrosa à Proposta “VISTAS FLUTUANTES”, pela força conceitual da intervenção, que interage de forma respeitosa com a natureza e permite uma apropriação inusitada das dunas, com metáfora sutil, e não literal, ao Festival do Balonismo.

 

A Proposta “O RIO COMO PRAÇA” foi eleita para receber o prêmio, que concede vagas a todos os membros da equipe na próxima Viagem de Estudos do curso. Como justificativa da banca, estão a sensível leitura do lugar, a ousadia do gesto que conecta as duas cidades e, finalmente, a capacidade de atuar nas diferentes escalas do urbano, interferindo na microescala ao ressignificar o espaço público da orla do Rio Mampituba, qualificando o cotidiano dos usuários ao nível do chão, mas também agindo na macroescala ao proporcionar a efetiva integração não apenas entre duas cidades, mas entre dois estados, o que gera impacto na estrutura urbana de ambas, tendo o rio como espaço de continuidade e troca.


Como balanço da experiência oportunizada pelo Workshop ¿Orla?, todos os envolvidos foram unânimes em destacar a importância de pensar a cidade e a paisagem de forma abrangente e sensível, num processo coletivo de imensurável troca e aprendizado. O arquiteto Santiago afirmou que o workshop superou as expectativas, sublinhando a delicada leitura da paisagem realizada por todos os grupos. Já o professor Martín destacou o papel do arquiteto em abarcar as diferentes escalas, tendo capacidade de visualizar o todo, sem esquecer os menores detalhes. Os estudantes ressaltaram o ganho de aprender em grupo, trocar conhecimento e a liberdade de criar, de forma mais leve e informal, explorando todos os sentidos.

 

Enfim, o Workshop ¿Orla? cumpriu seus objetivos iniciais, oferecendo uma experiência rica a todos os envolvidos, que frutificará em novas atividades e na consolidação do laço entre as duas universidades. Além disso, seus resultados ultrapassam os limites do grupo, atingindo de forma abrangente todos os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres, ao sensibilizar também os docentes para novas metodologias projetuais, a serem exploradas nas diferentes disciplinas da grade curricular.


 


A Coordenação do curso agradece a todos os participantes, especialmente aos professores convidados Martín Pronczuk e Santiago Saettone, pela disponibilidade em permanecer conosco durante uma semana de muito aprendizado e pela generosidade em compartilhar tanto conhecimento, desejamos que esta parceria renda ainda muitos frutos. Aos estudantes que se inscreveram no workshop, lançaram novos olhares para a orla de Torres e colocaram a mão na massa com sensibilidade e engajamento, saibam que a satisfação de vocês garante a energia para continuarmos qualificando o curso. Finalmente, agradecemos ao corpo docente sempre comprometido, especialmente aos professores Marcos Bueno e Ana Cristina Castagna, pelo auxílio e envolvimento na organização, aos professores avaliadores Renata Matos, Marta Volkmer, Efreu Quintana, Karla de Barros Coelho e Bianca Breyer Cardoso, e a todos os demais que deram suas contribuições ao longo de todo processo de organização e realização do Workshop ¿Orla?.