16 dezembro 2016

TCC DA ULBRA TORRES É SELECIONADO PELO ARCHDAILY ENTRE OS MELHORES TCC´S DE ARQUITETURA DO BRASIL E PORTUGAL

Em pleno Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado no dia 15 de dezembro, o curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres obteve uma importante conquista. O TCC de sua egressa Arq. Kamila Carnevalli foi publicado entre “Os melhores trabalhos de conclusão de curso do Brasil e Portugal”, segundo classificação do portal ArchDaily, site de arquitetura mais visitado do mundo.



A proposta de “Revitalização do Cine LUX”, desenvolvida pela egressa no segundo semestre letivo de 2015 sob orientação da Prof. Bianca Breyer Cardoso, figura entre as 21 propostas selecionadas pela equipe de editores do ArchDaily Brasil dentre 274 trabalhos participantes da chamada realizada entre leitores do Brasil e de Portugal. Segundo os organizadores, foram escolhidos os trabalhos julgados “mais bem apresentados, graficamente interessantes e cuja temática abordada pareceu mais oportuna” a um TCC.
   
Dentre os 21 trabalhos selecionados, há três representantes de Portugal e oito de São Paulo, estado que reúne o maior número de arquitetos e escolas de Arquitetura do país. O Rio Grande do Sul aparece como segundo estado brasileiro, com três representantes. Os outros dois gaúchos são oriundos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fazendo com que a ULBRA figure como única instituição privada do estado.

O projeto consiste na Revitalização do Cine Lux, cinema de rua do município de Nova Prata, que se encontra fechado há mais de quinze anos. Sua edificação, datada de 1958, é um dos poucos exemplares remanescentes da Arquitetura Modernista com características do Art Déco na Serra Gaúcha. Assim, reúne valor arquitetônico, histórico e cultural, também por fazer parte da memória afetiva da população, que há anos reivindica um destino para o edifício abandonado. Simbolicamente, o projeto toma como metáfora o conceito de LUX, que em latim significa luz, claridade, vida, e propõe que o novo centro cultural atue como lanterna a iluminar a cidade de Nova Prata, estimulando vivências calcadas na cultura e na arte.



No parecer da orientadora Bianca Breyer, “o projeto revela um olhar sensível tanto na escolha do tema quanto em sua abordagem, pois além de valorizar o Cine Lux como ícone arquitetônico ao propor o restauro da edificação existente, com preservação das características estéticas e funcionais, mantendo inalterado seu caráter de cinema de rua, propõe a união respeitosa entre o antigo e o novo, potencializando o espaço público do seu entorno ao criar uma praça adjacente”. Tal entendimento se alinha ao destaque dado pelos organizadores aos “trabalhos de escala singela”, como no caso do Cine Lux, reconhecidos pela “sensibilidade na escolha do tema e pela profundidade da pesquisa e/ou detalhamento”. 

As qualidades da proposta vêm recebendo reiterado reconhecimento, trazendo “muitas alegrias”, nas palavras da própria arquiteta Kamila. Além de obter grau máximo nas etapas de TCC I e II, o projeto recebeu menção honrosa no Prêmio IAB RS José Albano Volkmerpromovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Rio Grande do Sul. Além disso, concorre com outros 456 trabalhos no 27° Opera Prima - Concurso Nacional de Trabalhos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, cujos resultados devem ser divulgados em fevereiro de 2017.




Tal reconhecimento é motivo de grande satisfação para a Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres. Em seus 18 anos de história, o curso conta com mais de 400 estudantes e se estrutura como principal agente na formação dos arquitetos e urbanistas que atuam no Litoral Norte do RS, abrangendo também o sul de Santa Catarina. Sua missão é formar profissionais capacitados para atuar nas distintas escalas de intervenção urbana e arquitetônica com ética, domínio técnico, habilidade criativa e capacidade crítica, científica b empreendedora.

O curso prima pela qualificação constante, a fim de habilitar o profissional a pensar e desenhar a cidade, a paisagem e os edifícios, visando à melhoria da qualidade de vida em sociedade. Segundo a Coordenadora Thaís Menna Barreto, gestora desde 2012, o destaque recebido pela egressa Kamila é motivo de orgulho para a instituição e serve de estímulo para que o corpo docente siga desenvolvendo um trabalho comprometido com a excelência técnica, alavancando a autoestima profissional de todos os estudantes, ao mostrar que não há limites quando se atua com seriedade e afinco. A Coordenação do curso agradece ao ArchDaily Brasil, por dar visibilidade a um projeto de grande sensibilidade e competência, além de se constituir como importante fonte de pesquisa para discentes e professores. Finalmente, parabeniza a arquiteta e urbanista Kamila Carnevalli pela distinção, desejando muito sucesso, especialmente, nas etapas vindouras da 27ª edição do Concurso Opera Prima.


Leia mais em: 


Conheça o projeto:


14 dezembro 2016

ULBRA TORRES PARTICIPA DA 1ª SEMANA DA ARQUITETURA DE ARROIO DO SAL ORGANIZADA POR ARQUITETOS EGRESSOS

Atendendo ao convite dos organizadores da 1ª Semana da Arquitetura de Arroio do Sal, a Coordenadora Thaís Menna Barreto ministrou, na última sexta 9 de dezembro, a palestra de abertura do evento, acompanhada pelos professores Arq. Efreu Quintana e Arq. João Batista Martin. Idealizado por um grupo de arquitetos e urbanistas da região, incluindo egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, o evento teve por objetivo debater, avaliar cenários e impulsionar a arquitetura e, por consequência, a construção civil à beira mar.


A palestra de abertura propôs uma reflexão sobre a importância do arquiteto e urbanista na sociedade contemporânea, analisando o panorama do exercício profissional no Brasil. Os professores da ULBRA Torres também representavam duas importantes entidades de classe, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo CAU/RS, responsável pela regulamentação profissional, e o Instituto de Arquitetos do Brasil IAB/RS, associação de defesa da profissão. Ao abordar a valorização profissional, focalizaram na necessidade de uma formação ética e comprometida com a qualidade da paisagem urbana, cerne da missão do curso.



A Coordenação parabeniza os organizadores do evento Leandro Machado dos Santos, Tiago Chiesa, Stefan Germann, Rafael Valim, Juarez Fernandes, Camila Tamara Kunst, Clarice Fensterseifer e Vinicius Mateus Vargas, agradecendo-os pelo convite. Eventos desta natureza são primordiais no processo de valorização da profissão. É uma satisfação ver nossos colegas egressos engajados neste processo, de forma empreendedora e reflexiva. A Universidade vê com bons olhos tais iniciativas e torce para que esta seja apenas a primeira de muitas edições da Semana de Arquitetura de Arroio do Sal.


05 dezembro 2016

BOLSISTA DE ARQUITETURA E URBANISMO CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR NO SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ULBRA TORRES

Na última quarta, 30 de novembro, o bolsista Gieltom Luiz Pereira recebeu o Prêmio Destaque do XIV Salão Iniciação Científica ULBRA TORRES, garantindo o primeiro lugar entre os participantes. O trabalho, intitulado "Avaliação da qualidade da paisagem do pedestre no entorno de Pronto Atendimento 24h", utilizou os critérios estabelecidos pelo urbanista dinamarquês Jan Gehl, autor do livro “Cidades Para Pessoas”, e obteve nota 10 dos avaliadores.


O prêmio coroa o projeto de pesquisa que analisa a inserção urbana dos estabelecimentos de saúde do Litoral Norte e vem sendo desenvolvido desde 2015, sob orientação da Prof. Bianca Breyer Cardoso. Em sua primeira fase, o projeto contou com a participação dos bolsistas Guilherme Sparremberger, Júlia Zielke e Wagner Borba na análise dos quatro hospitais gerais do Litoral Norte, confirmando o entendimento do hospital geral como promotor de centralidade cuja presença impacta na estrutura urbana e altera a fisionomia de seu entorno imediato. 


Nesta segunda etapa, foram incorporados outros estabelecimentos da rede de saúde, como postos e unidades de atendimento imediato. Os resultados parciais foram apresentados pelo bolsista Gieltom na EXPOULBRA Torres e pelas bolsistas Bruna Oliveira e Tamara Oliveira na EXPOULBRA Canoas. Para 2017, o projeto prevê a seleção de novos bolsistas, para desenvolver estudo comparativo entre os equipamentos analisados nas duas primeiras fases.




No âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo, o destaque contribui na consolidação da linha de pesquisa “Evolução Urbana do Litoral Norte do RS” do Grupo de Pesquisa “Arquitetura e Urbanismo no Litoral Norte do RS”, criado em 2013. Coordenado por Thaís Menna Barreto e Karla Barros Coelho, o grupo vem atuando em outras linhas, cuja produção também vem sendo divulgada nas mostras científicas da ULBRA, tendo participado da EXPOULBRA Canoas e desta edição da EXPOULBRA Torres.

Na linha de pesquisa “Arquitetura Moderna no Litoral Norte do RS”, o bolsista Wagner Medeiros apresentou o trabalho “Arquitetura Moderna no Litoral Norte do RS: um olhar sobre Torres”, sob orientação dos professores Marcos Bueno e Karla Barros Coelho. Já na linha de “Habitação Popular no Litoral Norte”, foi apresentado o trabalho “Avaliação dos Níveis de Satisfação dos Usuários de Habitações Implantadas em Aldeia Indígena”, produzido pelas bolsistas Tuani Duarte Scheffer e Yasmin De Souza Dias, sob orientação dos professores Efreu Quintana e Marta Volkmer.



Além disso, por ocasião do IV Salão de Extensão, também integrante da mostra EXPOULBRA, foi apresentado o projeto do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, pelas bolsistas Ana Carolina Gonzalez e Cássia Andrade, sob a coordenação dos professores Efreu Quintana, Marta Volkmer e Renata Matos.







A Coordenação do curso parabeniza todos os professores e alunos participantes da mostra científica EXPOULBRA Torres 2016, agradecendo-os pela contribuição às nossas linhas de pesquisa e extensão. Especialmente ao bolsista Gieltom Luiz e sua orientadora Prof. Bianca, parabenizamos pelo prêmio destaque de primeiro lugar no XXIV Salão de Iniciação Científica da ULBRA Torres.