28 maio 2014

LABCON RECEBE PROF. FERNANDO RUTTKAY EM PALESTRA SOBRE ILUMINAÇÃO NATURAL

No dia 25 de abril, o curso de Arquitetura e Urbanismo recebeu o Prof. Fernando Oscar Ruttkay Pereira, titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nas instalações do LABCON – Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética, recentemente inaugurado no Campus da ULBRA Torres.  


O Professor Fernando Ruttkay, engenheiro civil formado pela UFRGS com pós-doutorado pela School of Architectural Studies, University of Sheffield (Inglaterra), é supervisor do Laboratório de Conforto Ambiental da UFSC, e atua como docente nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da mesma universidade. Além disso, desenvolve pesquisas nas áreas de Insolação e Iluminação no Ambiente Urbano, Sistemas Inovativos de Iluminação Natural, Simulação da Iluminação e eficiência Energética no Ambiente Construído e Ensino de Conforto Ambiental e eficiência Energética, sendo membro de importantes entidades internacionais como IESNA (Iluminating Engineering Society of North America) e PLEA (Passive and Low Energy Architecture International Association), da qual foi diretor no período de 2002 a 2008.  


Criador do Solarscópio, simulador de movimento aparente do sol que permite estudar a incidência solar em edificações, o Professor Fernando cedeu seu projeto de forma gratuita ao curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres, tendo o mesmo sido executado pelo acadêmico Fabio Selau e equipe, sob supervisão dos professores envolvidos na implementação do Laboratório. Por ocasião de sua visita, o Professor Fernando pode conhecer o equipamento executado segundo seu projeto, aproveitando as instalações do novo laboratório para proferir palestra sobre a importância da Iluminação Natural. Em mais um gesto de generosidade, o professor presenteou o curso com seu mais recente livro, o já consagrado “Eficiência Energética na Arquitetura”, em sua terceira edição, revista e atualizada, ainda não lançada.


A Coordenação do curso reafirma seu agradecimento ao Prof. Fernando Oscar Ruttkay Pereira, pela inestimável colaboração que proporcionou ao curso ao ceder os direitos de seu equipamento e pela disponibilidade em conhecer nossas instalações e ministrar importante aula aos estudantes. Estendemos nosso agradecimento à Prof. Carolina Jochims, mestranda do PósArq da UFSC, que intermediou todo o contato com a equipe daquela universidade e recebeu o Prof. Fernando em nossa instituição.