29 maio 2014

VIAGEM DE ESTUDOS 2014/1: SÃO PAULO DO COLONIAL À CONTEMPORANEIDADE

O curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu, de 26 a 28 de outubro, viagem de estudos a São Paulo. As viagens de estudo possuem caráter didático importante, especialmente para o nosso curso, cujo foco é a organização do espaço em nível arquitetônico e urbano, e objetivam desenvolver o olhar dos estudantes e ampliar seu repertório formal. 

São Paulo, a grande metrópole brasileira, abriga significativos exemplares da Arquitetura Brasileira, do período colonial à contemporaneidade, com destaque para ícones da Arquitetura Moderna, especialmente da Escola Paulista.


Aula Preparatória ministrada pelo 
Prof. Marcos Bueno no Campus Torres
O roteiro extenso incluiu obras de grandes arquitetos do país, entre os quais Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Lina Bo Bardi,  oferecendo importante panorama histórico da nossa arquitetura aos estudantes. Estes iniciaram a viagem de estudos antes mesmo do embarque, com a Aula Preparatória ministrada pelo Prof. Marcos Bueno no dia 15 de maio, que apresentou uma visão geral da cidade a ser visitada e orientações sobre registros de viagem.

A delegação, composta por 27 alunos e 8 professores, percorreu em cinco dias importantes ícones arquitetônicos e urbanísticos nacionais, sob coordenação das professoras Thaís Menna Barreto e Bianca Breyer. A viagem contou também com a orientação dos professores Marcos Bueno e Efreu Quintana, que discorreram, respectivamente, sobre os exemplares arquitetônicos com destaque para a Escola Paulista e sobre aspectos de desenho urbano e arquitetura contemporânea; Marione Otto, que guiou a visita ao Copan e Renata Matos, que explanou sobre a Loja Forma. Os professores Breno Clezar e Moisés Vitoreti também acompanharam o grupo, reforçando o caráter didático da viagem através de intervenções sobre estrutura e técnica construtiva.


Visita à Oca,
projetada por Oscar Niemeyer no Parque do Ibirapuera
O roteiro do primeiro dia se centrou na visita a dois parques urbanos. Começando pelo Parque do Ibirapuera, inaugurado em 1954, o grupo percorreu o conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, que inclui o Pavilhão da Bienal, os Palácios das Nações e dos Estados, o Auditório (inaugurado apenas em 2005), e teve oportunidade de visitar o espaço interno da Oca que, para surpresa de todos, contava com exposição sobre a obra do arquiteto Flávio de Carvalho, importante nome da geração modernista que atuou também como cenógrafo, pintor e escritor. Na sequência, o grupo se dirigiu ao Parque da Juventude, intervenção urbana na área do antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, que busca ressignificar o local marcado pela violência através de um complexo cultural, recreativo e esportivo, projetado via concurso público pelo escritório Aflalo e Gasperini em parceria com a arquiteta-paisagista Rosa Kliass. Lá, pode visitar as instalações da Biblioteca de São Paulo, que explora a metáfora da liberdade proporcionada pelo conhecimento e o conceito de biblioteca viva, pensada como livraria, voltada para o público não leitor.

Grupo no vão do MASP
Museu de Arte de São Paulo projetado por Lina Bo Bardi
No segundo dia, as atividades se concentraram no entorno da Avenida Paulista, com início no Conjunto Nacional, edifício projetado por David Libeskind na década de 50 e tombado pelo patrimônio histórico, que se destaca pelo caráter multifuncional ao abrigar usos residencial, comercial, de serviços e lazer, configurando importante núcleo de urbanidade. Em seguida, o grupo se deslocou até o Museu de Arte de São Paulo - MASP, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi que concentra importante acervo de arte no edifício modernista famoso pelo grande vão, que cria uma praça coberta ao liberar o solo. No interior do museu, o grupo percorreu três importantes exposições artísticas (“Passagens por Paris – Arte Moderna na Capital do Século XX”, “O Triunfo do Detalhe – e depois, nada”, e “Deuses e Madonas – A Arte do Sagrado”), visitou o Grande Auditório e conheceu o Restaurante. Após o almoço, o roteiro teve continuidade com observação do edifício da Fiesp, projeto de Rino Levi com intervenção de Paulo Mendes da Rocha, e caminhada pelos arredores da Oscar Freire. Após observar a sede do escritório do Studio M27, do arquiteto Marcio Kogan, o grupo visitou a Livraria da Vila, projeto de Isay Weinfeld. Já na Oscar Freire, foram visitados o Espaço Havaianas, também projeto de Weinfeld, o Observatório, de autoria do escritório Triptyque, a Galeria Melissa, loja conceito da marca projetada por Muti Randolph e cuja fachada é renovada a cada três meses por artista convidado, e a Loja da Riachuelo, que também contará com intervenções artísticas em sua fachada.


Estudantes e professores na FAUUSP
 Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 
projetada por Vilanova Artigas
Na sexta, a primeira parada foi a Casa de Vidro, residência da arquiteta Lina Bo Bardi e atual sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, encravada em terreno de 6000m² no bairro do Morumbi. A visita guiada permitiu conhecer além dos detalhes arquitetônicos do ícone modernista projetado em 1951, o modo de vida da arquiteta, preservado pela manutenção de seus objetos pessoais, incluindo importante acervo de obras de arte. Em seguida, o grupo se deslocou ao campus da USP, onde visitou a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2005), de autoria dos arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, este neto do colecionador José Mindlin, doador da extraordinária coleção sobre o Brasil. Ainda na universidade, o grupo adentrou as instalações da FAUUSP, edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo projetado pelo também professor Vilanova Artigas como espaço fluido e inovador, cujas áreas funcionais acontecem em torno de uma espécie de pátio central, o Salão Caramelo. Em função de obras de conservação nas salas de aula, os estudantes puderam observar o funcionamento do curso de arquitetura através das aulas práticas que estavam sendo ministradas pelos saguões do edifício. Encerrando as atividades, o grupo visitou o Sesc Fábrica da Pompeia, complexo esportivo e de lazer projetado por Lina Bo Bardi e inaugurado em 1982, onde percorreu a estrutura dos galpões da antiga fábrica de tambores, podendo observar a vitalidade do espaço mencionada pela arquiteta na memória do projeto.

Visita à Pinacoteca, com intervenção de restauro
assinada por Paulo Mendes da Rocha 
O sábado foi destinado ao roteiro pelo Centro da cidade, iniciando pela Estação da Luz, que abriga o Museu da Língua Portuguesa, projeto de Paulo Mendes da Rocha e seu filho Pedro Mendes da Rocha. No Museu, o grupo assistiu a uma instalação audiovisual com seleção de poemas na Praça da Língua, espécie de planetário de palavras. Logo após, o grupo ingressou na Pinacoteca, antigo Liceu das Artes, cuja primorosa intervenção de restauro foi assinada também por Paulo Mendes da Rocha, um dos poucos brasileiros ganhadores do Pritzer, principal prêmio da arquitetura mundial. No final da tarde, o grupo conheceu o Edifício Copan, um dos maiores edifícios residenciais do mundo que abriga também comércio e serviços, projetado por Niemeyer na década de 50, com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos. Finalizando o dia, foi realizada visita à antiga Loja Forma, outro projeto de Paulo Mendes da Rocha, concebido em 1987 como grande vitrine que se destaca pela forma elementar com ousada solução estrutural e pela liberação do térreo para estacionamento, com acesso principal através de escada retrátil.

         
Grupo em frente ao Theatro Municipal,
localizado junto ao Vale do Anhangabaú
No domingo, foi concluído o roteiro ao centro, com visita ao Vale do Anhangabaú, espaço público projetado pela arquiteta-paisagista Rosa Kliass e por Jorge Wilhelm, que abriga cartões postais da cidade como o Viaduto do Chá, o Edifício Matarazzo, atual sede da prefeitura, o Edifício Martinelli, Banespa e Theatro Municipal. Em seguida, o grupo percorreu a recentemente inaugurada Praça das Artes, projeto da Prefeitura Municipal em parceria com a Brasil Arquitetura, clara alusão ao Sesc Pompéia, que pode ser lida como homenagem do arquiteto Marcelo Ferraz, antigo estagiário e discípulo de Lina Bo Bardi à mestra. Logo após, o grupo seguiu caminhada pelo centro, fazendo parada na Praça do Patriarca, cujo pórtico foi projetado por Paulo Mendes da Rocha, e no Museu Anchieta, localizado no Pátio do Colégio, ponto de fundação da cidade. Por fim, o grupo fez pausa para o almoço no Mercado Municipal de São Paulo, famoso pela gastronomia tradicional. Para coroar a viagem, o grupo visitou o Museu Brasileiro da Escultura - MUBE, construção semi-subterrânea projetada em 1995 por Paulo Mendes da Rocha com jardins de Burle Marx, onde teve oportunidade de assistir ao recital de piano de Liz Helena Minadeo.


Recital de piano do MUBE
Mais uma vez, a viagem de estudos repercutiu muito positivamente entre os participantes. Estudantes e professores tiveram oportunidade de atualização e ampliação de repertório técnico e formal, elemento essencial ao fazer do arquiteto e urbanista, além da possibilidade de estreitamento dos laços e do fortalecimento da parceria professor-aluno, calcada na troca e confiança. O entusiasmo dos estudantes fica claro nas postagens em redes sociais durante e após a viagem, como exemplificado abaixo:

"Atenção caros colegas...
Sempre que possível participar das viagens do curso, façam isso...
Além do aprendizado que os mestres nos passam,
fortalecemos os contatos com os futuros colegas de profissão!
CURSO DE EXTENSÃO A SÃO PAULO.
(Vitor Mello 22 de maio às 23:21 – via Facebook)


Visita guiada à Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi


Explanação da Prof. Renata Matos na Loja Forma,
de Paulo Mendes da Rocha





Exposição sobre a obra do Arq. Flávio de Carvalho,
 na OCA - Parque do Ibirapuera


Visita guiada à Biblioteca Brasiliana USP
A Coordenação do curso agradece a todos os envolvidos, aos professores que dedicaram seu tempo e, principalmente, aos alunos que se entregaram a esta experiência de forma tão intensa. Temos certeza de que atividades desta natureza são transformadoras e agregam imenso valor à formação do arquiteto e urbanista.

As viagens de estudo já se tornaram uma tradição em nosso curso. A cada semestre um novo pacote é lançado. Tendo sempre a intenção de oportunizar acesso ao maior número de estudantes, os roteiros intercalam as diferentes escalas, que incluem passeios locais, viagens intra e interestaduais, até viagens internacionais.









Aguardem o lançamento da próxima viagem de estudos 
do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres!