03 novembro 2015

EQUIPE DA ULBRA CAMPUS TORRES REPRESENTA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO XIII ENCONTRO NACIONAL E IX ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Entre os dias 15 e 17 de outubro, uma equipe do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres, composta pela Prof.  Graziella Radavelli e os estudantes Gieltom Luiz Pereira, Guilherme de Oliveira Neto, Guilherme Thomé, João Elizandro Silva Santos, Patrícia Campos e Wagner Medeiros, participou do XIII Encontro Nacional e IX Encontro Latino-americano de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC/ELACAC 2015), realizado na PUC Campinas/SP.




















O ENCAC/ELACAC 2015 é um evento bianual promovido pelo Grupo de Trabalho de Conforto Ambiental de Eficiência Energética da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), e que abre espaço para apresentação de pesquisas e discussões sobre Conforto Térmico do Ambiente Construído, Iluminação Natural e Artificial, Acústica Arquitetônica e Urbana, Eficiência Energética, Ergonomia e Avaliação Pós-Ocupação.


Além das temáticas acima descritas, a Bienal José Miguel Aroztegui, concurso de projeto de arquitetura bioclimática para estudantes de graduação de universidades brasileiras e ibero-americanas, integrou as atividades do evento. O concurso apresenta, a cada dois anos, um tema diferente, enfocando sempre o incentivo à incorporação das técnicas bioclimáticas na construção do habitat humano, com otimização de sua qualidade ambiental e de sua eficiência energética por meio do uso privilegiado de recursos naturais renováveis. Na presente edição, o desafio apresentado aos estudantes foi o de “Abrigos de Emergência”, cabendo às equipes elaborar projeto de construções temporárias para a acomodação de desabrigados por motivo de desastres naturais e outras causas como incêndios, desmoronamentos e desocupações de edifícios existentes, segundo os preceitos da Arquitetura Bioclimática, devendo, portanto, dotá-las de condições de conforto ambiental para a habitabilidade com qualidade, segurança e o mínimo de consumo energético possível.

A equipe da ULBRA Campus Torres participou da IX Bienal com o projeto intitulado “Colméia Esperança”, que contou com a supervisão da Prof. Carolina Jochims, responsável pela disciplina de Conforto Ambiental, além da orientação do Prof. Eng. Moisés Vitoreti, responsável pelas disciplinas de Sistemas Estruturais. O projeto concorreu com os outros 30 trabalhos de instituições latino-americanas e participou da exposição realizada durante o evento.  



















Em paralelo ao concurso de projetos, a Prof. Graziella Radavelli, participou de sessão técnica sobre Acústica Arquitetônica e Urbana, durante a qual apresentou o artigo científico “Isolamento sonoro de parede em light steel frame vs. isolamento sonoro de paredes convencionais”, parte de sua pesquisa de Mestrado em Engenharia Civil, desenvolvida em 2014 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além disso, durante os três dias de evento, a equipe da ULBRA assistiu a palestras de renomados profissionais brasileiros e estrangeiros na área do Conforto Ambiental, entre eles, Fernando Rutkay Pereira, Klaus Bode e Shelley MacNamara.



A Coordenação do curso parabeniza a equipe pelo empenho e dedicação com que representaram o curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres neste importante evento, contribuindo para a consolidação das atividades de pesquisa e extensão, especialmente no âmbito do Conforto Ambiental e da Eficiência Energética.