30 novembro 2015

ARQ.ULBRA V PROMOVE O CONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESTUDANTES, PROFESSORES E EGRESSOS

O curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres promoveu, de 12 a 14 de novembro, o ARQ.ULBRA V, tradicional evento de promoção do conhecimento e de integração entre estudantes e professores da instituição. A quinta edição do ARQ.ULBRA, realizado pela terceira vez em Torres, reuniu mais de 200 estudantes, além de professores, egressos e profissionais do RS. A programação contou com palestras, variadas oficinas e atividades de confraternização.  

A abertura do evento foi marcada pela oficina de reconstrução da geodésica, estrutura em forma de domo, idealizada pelo arquiteto americano Buckminster Fuller e reconhecida pela leveza e resistência, ministrada pelo arquiteto egresso Alex Reis. Originalmente construída em 2011, a geodésica se tornou logotipo do curso, através do croqui elaborado pela então estudante Prof. Marione Otto, pois seu processo de execução, em bambu, promove o espírito de coletividade, uma vez sua montagem exige a atuação simultânea de várias pessoas. Assim, sua reconstrução, além de proporcionar aplicação prática do conhecimento sobre estrutura e tecnologia construtiva, reafirma a importância do trabalho em equipe e da integração. 





















A primeira palestra, realizada na noite de quinta, foi ministrada pelo Arq. Lucas Obino, sócio fundador da OSPA Arquitetura e Urbanismo, que abordou os "Dez anos de trajetória profissional" do escritório que atua em diversas escalas e programas e possui projetos premiados em nível nacional, com destaque para o Campus Igara da UFCSPA e a Sede do CREA-PR. Além disso, o arquiteto apresentou o URBE.ME, primeira plataforma brasileira de investimento coletivo online voltada para o setor imobiliário, cujo objetivo é aproximar pequenos investidores e empreendedores inovadores.





Logo após a palestra, foi realizado o lançamento do livro “Por onde andam as crianças?”, de autoria da Prof. Bianca Breyer Cardoso, que discute a relação contemporânea das crianças com a cidade e se a rua realmente se esvazia como espaço de lazer e recreação na atualidade. Aliás, a oferta de livros e revistas especializadas ocorreu durante todo o evento, com a presença da Livraria do Arquiteto, na figura do estimado Ignácio Benitez, sempre um grande incentivador.


Seguindo o painel sobre a atuação do arquiteto e urbanista no mercado contemporâneo, na sexta foi a vez dos arquitetos Eduardo e Elen Maurmann apresentarem a trajetória do escritório Arquitetura Nacional, fundado em 2010. Pensado como empresa, o escritório possui um braço de arquitetura residencial e corporativa, outro de arquitetura industrial e um terceiro, que abrange a incorporação de edifícios. Em seu portfólio, que inclui edifícios residenciais premiados e amplamente divulgados na imprensa especializada, como o Praça Municipal 47 e o Kiev 104, figuram projetos para concursos nacionais, como o Teatro de Natal, premiado com menção honrosa. Além da produção arquitetônica, focada em qualidade e na aplicação de novas tecnologias, os sócios abordaram aspectos organizacionais e a experiência de implementação do sistema BIM.













Após a palestra, foi realizada confraternização organizada pelo CEA, com o já tradicional “Choripan da Arquitetura”, que reuniu os próprios palestrantes, diversos estudantes, professores e egressos, mantendo o espírito de integração promovido pelo evento.








O sábado foi reservado às oficinas, que ocorreram nos turnos de manhã e tarde e oportunizaram o efetivo envolvimento dos estudantes nas atividades teórico-práticas. A maior parte das oficinas tratou de temas relacionados aos meios de representação gráfica, focando também na comunicação pessoal: 

- Técnicas de Desenho [Korale]
- Marketing Pessoal [Adriana Peccin]
- Revit [CADS]
- Oficina de Fotografia [Arq. Marcelo Donadussi]:
















- Oficina Digital Humanizado [Ana Cristina Castagna + Marione Otto + Renata Matos]:





























- Oficina de Croquis de Observação [Efreu Quintana]:




- Oficina de Diagramação [Bianca Breyer + Marta Volkmer]:


A Oficina da Trilha nas 3 Torres, ministrada pelos professores Breno Clezar e Renata Matos, colocou os estudantes em contato com a natureza e mostrou detalhes sobre a preservação ambiental em área de proteção. Além disso, apresentou o histórico de intervenções paisagísticas no Parque da Guarita, que pretendiam inicialmente contemplar projeto do grande paisagista Burle Marx, mas acabaram sendo conduzidas pelo ambientalista gaúcho José Lutzenberger.



Por fim, a Oficina de Projeto para o Lounge do curso, ministrada pela egressa Luciane Lange e pela Prof. Karla Coelho, criou espaço de convivência junto à circulação de acesso às salas de aula.






























A noite de sábado foi marcada pela Festa de Encerramento organizada pelo CEA, na Lift Lounge Club, que coroou o ARQ.ULBRA V com mais um momento de integração e celebração do bem-sucedido evento.


A Coordenação do curso agradece a todos os envolvidos que, mais uma vez, demonstraram que as grandes conquistas são coletivas e que o curso de Arquitetura e Urbanismo ULBRA Campus Torres “é porque nós somos”. Um agradecimento especial aos arquitetos palestrantes Lucas Obino, Eduardo e Elen Maurmann que abrilhantaram nosso evento com sua atuação tão bem-sucedida, aos oficiantes convidados Arq. Alex Reis, Arq. Marcelo Donadussi, Arq. Luciane Lange, CADS e Koralle, por aceitarem o convite e dedicarem seu tempo na comunhão do conhecimento, ao livreiro Ignácio Benitez, pelo apoio e disponibilidade, aos professores oficinantes Adriana, Ana Cristina, Bianca, Breno, Efreu, Karla, Marione, Marta e Renata, por aceitarem o desafio de propor atividades complementares àquelas desenvolvidas em sala de aula e à toda equipe organizadora, composta por professores, pela secretária Ana Paula e pela equipe do CEA – Yasmin, Guilherme, Aline, Emerson, Júlia, Maiara, Nathália, Everton, Matheus e Maurício , sem os quais o evento não teria sido o sucesso que foi.