30 novembro 2015

VIAGEM DE ESTUDOS 2015/2: MINAS GERAIS DO SÉCULO XVIII AO SÉCULO XXI

O curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu, de 29 de outubro a 02 de novembro, viagem de estudos a Minas Gerais. As viagens de estudo possuem caráter didático importante, especialmente para o nosso curso, cujo foco é a organização do espaço em nível arquitetônico e urbano, e objetivam desenvolver o olhar dos estudantes e ampliar seu repertório formal. 

O estado de Minas Gerais possui importância histórica, cultural e arquitetônica no panorama brasileiro. O roteiro do grupo, composto de 30 estudantes e os professores Karla Barros Coelho, Breno Clezar, Efreu Quintana, Marcos Bueno, Marta Volkmer e Moisés Vitoreti, teve início na cidade de Mariana. Junto com Ouro Preto, abriga exemplares da arquitetura barroca, criada por artistas como Aleijadinho, e guarda importante testemunho através da paisagem e do patrimônio preservado, por ter sido palco de manifestações culturais do ciclo do ouro. Em Mariana, foi possível conhecer o conjunto Arquitetônico da Praça Minas Gerais - a antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona hoje o museu que conta a história da cidade, e as Igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo- bem como a Catedral da Sé, Igreja mais antiga da cidade, com início de sua construção em 1713.








No segundo dia, o grupo conheceu a cidade de Ouro Preto, com visitas guiadas ao Museu Casa dos Contos e ao Museu da Inconfidência. O almoço teve como cenário o Grande Hotel, projetado por Oscar Niemeyer, com vista panorâmica do conjunto histórico. As Igrejas com arquitetura barroca impressionam pela riqueza dos adornos nos seus interiores. A cidade em si é uma aula da história do Brasil no período colonial.


















No domingo, o grupo se dirigiu a Belo Horizonte, capital do estado, dando prioridade ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha, ícone da arquitetura modernista projetado por Oscar Niemeyer na década de 1940, considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Foram realizadas visitas a todos os edifícios do conjunto: a Casa de Baile, o Iate Clube, a Igreja São Francisco de Assis, sendo que na Casa JK, atual Museu, e no antigo Cassino, atual Museu de Arte, as visitas foram guiadas.

















O quarto dia foi dedicado à região central de Belo Horizonte, quando o grupo pode conhecer as novas estações de BRT da cidade e o Museu de Artes e Ofícios – MAO, espaço cultural que abriga acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil, cuja sede ocupa dois prédios antigos tombados pelo patrimônio. Além disso, foi realizada visita ao Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade, composto pelo Memorial Minas Gerais Vale, que traz a alma e as tradições mineiras contadas de forma original e interativa através de cenários reais e virtuais que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI; pelo Centro Cultural Banco do Brasil, cujo prédio foi concebido por Luiz Signorelli, fundador da Escola de Arquitetura de Minas Gerais, e é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais; pelo Palácio da Liberdade e o Edifício Niemeyer.
O roteiro foi coroado pelo Instituto Inhotim, que reúne importante acervo de arte contemporânea e se consolida como vitrine da arquitetura brasileira atual, num cenário de grande beleza natural localizado na pequena cidade de Brumadinho. Ao longo do dia, o grupo percorreu os pavilhões de diversos artistas e as demais instalações, com destaque para a Galeria Tunga e o Restaurante Oiticica, projetados pela Rizoma Arquitetura, e o Centro de Educação e Cultura Burle Marx, projeto dos Arquitetos Associados ganhador da terceira edição de O Melhor da Arquitetura, indicado ao 9º Prêmio Jovens Arquitetos 2009 do IAB SP e, mais recentemente, ao 1º Prêmio das Américas Mies Crown Hall (MCHAP), do Instituto de Tecnologia de Illinois, nos Estados Unidos.


A Coordenação do curso agradece, mais uma vez, a todos os envolvidos, aos professores que dedicaram seu tempo e, principalmente, aos alunos que se entregaram a esta experiência de forma tão intensa. Temos certeza de que atividades desta natureza são transformadoras e agregam imenso valor à formação acadêmica.

As viagens de estudo já são uma tradição em nosso curso, a cada semestre lançamos um novo destino, cujos roteiros intercalam as diferentes escalas, de passeios locais a viagens internacionais, a fim de oportunizar a participação do maior número de estudantes. Participe da próxima!