26 junho 2018

EGRESSA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PREMIADA INTERNACIONALMENTE DÁ ENTREVISTA EXCLUSIVA PARA O BLOG

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres, Arquiteta e Urbanista Tainara Sparremberger Justo recebeu, recentemente, um importante prêmio internacional relacionado ao seu Trabalho de Conclusão de Curso, realizado nesta instituição. A World Architecture  Community reconheceu o trabalho de Tainara, na categoria estudante, como um dos melhores do mundo. Seu trabalho apareceu no site, ao lado de grandes escritórios, como o de Zaha Hadid. O escritório onde Tainara trabalha, a Lithos Arquitetura, formada por egressos da ULBRA Torres, também foi premiado, na mesma edição. Tainara, por conta disto, foi convidada a conversar com nosso blog. Confira a entrevista:

Tainara em seu painel final, no curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres

BLOG – Tainara, parabéns pelo prêmio que recebeste. Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Torres ficaram muito felizes com o reconhecimento do teu trabalho. Explique, por favor, o que foi o teu projeto de TC2.
Tainara – Obrigada. Meu trabalho de conclusão de curso tratou-se de um Centro de Cultura e Assistência Social para Crianças e Adolescentes, na cidade de Torres. Que abrigava um espaço destinado a realização de atividades socioeducativas, promovendo a interação entre família, comunidade, sociedade e poder público. A proposta arquitetônica foi orientada pelo Prof. Arq. Me. Marcos Bueno, recebendo a contribuição de toda a equipe de professores, durante as bancas. A ideia de proporcionar um grande ganho para a comunidade através da arquitetura, e também o fato de o tema permitir uma certa liberdade na composição, foram fatores motivadores na concepção da proposta.

O certificado do prêmio, da World Architecture Community

BLOG – Explique um pouco sobre o prêmio que recebeste.
TAINARA – O trabalho foi um dos cinco projetos premiados na categoria estudantil do World Architecture Community (Comunidade Mundial de Arquitetura), onde participam projetos de 35 países. Os projetos vencedores são selecionados pelos membros da comunidade. O material de apresentação é livre e entregue em formato digital, os textos tiveram de ser traduzidos para o inglês. Além da categoria estudantil, existe ainda a categoria arquiteto, onde participam diversos renomados escritórios, como o escritório Zaha Hadid, por exemplo.

Perspectiva do Trabalho Final de Conclusão de Curso de Tainara Justo

BLOG – Dirias que a formação que tiveste na Ulbra Torres foi decisiva no sucesso do teu Trabalho de Conclusão?
TAINARA – O resultado do trabalho é a soma da contribuição de todos os envolvidos, das discussões com os colegas e professores, sobre as técnicas e soluções empregadas, principalmente pela resiliência em propor diversos estudos, analisando as melhores soluções, com o apoio da excelente orientação e motivação direcionada pelo meu orientador, Prof. Marcos Bueno.

Vista aérea do Trabalho Final de Conclusão de Curso de Tainara Justo

BLOG – Hoje, contratada em um grande escritório de arquitetura de Torres, dirias que a formação no curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Torres foi um diferencial para conseguir sucesso na carreira?
TAINARA – A oportunidade recebida no escritório Lithos Arquitetura tem muito a ver com a confiança que a equipe tem na universidade, e foi uma boa oportunidade de observar na prática, o que me foi passado dentro da sala de aula.

A equipe da Lithos Arquitetura, onde Tainara foi contratada

BLOG – Temos visto diversas manifestações das principais instituições representantes dos Arquitetos e Urbanistas contra qualquer tipo de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo em formato EAD (Ensino à Distância). Baseado na tua recente formação, qual a tua opinião sobre isto?
TAINARA – Penso que a arquitetura exige muito além de técnica construtiva, soluções eficientes e materiais adequados. É preciso desenvolver muita sensibilidade a respeito, não só da solução formal adequada, ou da funcionalidade de um espaço, é preciso entender que a arquitetura é feita para as pessoas, para suas necessidades e para a melhor forma de atendê-las. E a melhor forma de adquirir essa percepção é através do contato, na troca de experiências, nas discussões entre colegas e professores. Na minha opinião, não existe uma forma de fazer uma boa arquitetura que não envolva discussão, e isso não é possível através da tela de um computador.

Perspectiva do Trabalho Final de Conclusão de Curso de Tainara Justo

BLOG – Tens alguma dica para os alunos da Ulbra Torres que estão seguindo o curso de Arquitetura e Urbanismo?
TAINARA – Apaixonem-se verdadeiramente pela arquitetura, busquem sempre absorver tudo de bom que a universidade tem para oferecer, sejam insistentes, existe um longo caminho entre o bom e a excelência, e, principalmente, confiem na sua capacidade de propor uma boa ideia.

Perspectiva do Trabalho Final de Conclusão de Curso de Tainara Justo


Siga a página no Facebook do curso www.facebook.com/arquiteturaulbratorres e o Instagram www.instagram.com/arquiteturaulbratorres.