04 dezembro 2018

ALUNO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA ULBRA TORRES GANHA MENÇÃO HONROSA EM CONCURSO NACIONAL PARA ESTUDANTES

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo João Pedro dos Santos de Vargas e Luiz Fernando Pereira da Silva Júnior participaram de concurso nacional destinado a estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Intitulado Concurso de Ideias Habitação Social no Centro, foi realizado como celebração dos 10 anos do portal e revista concursosdeprojeto.org e contou com a inscrição de 49 projetos de estudantes de faculdades de todo o Brasil. Avaliados por uma comissão julgadora composta por nove profissionais de destaque no cenário nacional, incluindo representantes do escritório MMBB, de São Paulo, e Estudio 41, de Curitiba, os alunos destacaram-se entre os participantes.
Prancha 1, João Pedro
Prancha 2, João Pedro
O aluno João Pedro recebeu Menção Honrosa por seu projeto Vitalidade de Áreas Urbanas. Sucinta mas precisa, a banca destacou como interessante a costura que o aluno fez por meio de aberturas de galerias, citando ainda que o projeto está tecnicamente bem resolvido. Não somente isto, o projeto destaca-se por estar muito bem graficado, com excelentes diagramas explicativos e uma competente renderização.
Prancha 3, João Pedro
Prancha 4, João Pedro
Os projetos foram totalmente desenvolvidos dentro da disciplina de Prática de Projetos II, ministrada pelo Prof. Arq. Me. Efreu Brignol Quintana. Por terem a mesma temática do concurso, habitação de interesse social em áreas  centrais, os alunos foram incentivados pelo orientador a enviarem suas propostas, o que aumenta ainda mais o mérito do reconhecimento obtido, uma vez que não foram desenvolvidos especialmente para este certame. Ambos os projetos têm em comum a estratégia de produzir espaços públicos de qualidade junto à unidade habitacional, resolvendo muito bem o problema da inserção da nova edificação em um contexto consolidado. Estão bem resolvidos, sob o ponto de vista funcional, e as boas soluções técnicas são corretas e bem representadas. Qualidades que, certamente, foram valorizadas pelo júri. A qualidade visual é marcante em ambos os projetos, que têm como cenário um completo terreno, com duas frentes e cinco metros de desnível, situado na cidade de Porto Alegre/RS.
Prancha 1, Luiz Fernando
Prancha 2, Luiz Fernando
O aluno Luiz Fernando, apresentando o projeto sob número 29, classificou-se entre os 19 finalistas. Para o orientador Prof. Efreu, "o projeto apresenta uma solução inteligente ao articular uma passagem de pedestres, tratando o térreo como área pública de convívio e circulação. Esta passagem é marcada por um volume elevado que equaciona a difícil inserção no contexto variado e histórico do centro de Porto Alegre. Dispõe os blocos residenciais ao longo das empenas existentes nos limites do terreno, conseguindo uma boa insolação em todas as unidades de moradia".
Prancha 3, Luiz Fernando
Prancha 4, Luiz Fernando
Confira as pranchas completas em https://concursosdeideias.org. Confira o projeto de João Pedro em https://concursosdeideias.org/sobre/resultado/ (Projeto 38) e de Luiz Fernando em https://concursosdeideias.org/sobre/projetos-participantes/ (Projeto 29). Siga o Facebook oficial do curso, www.fb.com/arquiteturaulbratorres e o Instagram oficial do curso www.instagram.com/arquiteturaulbratorres/.
O curso de Arquitetura e Urbanismo Ulbra Torres parabeniza os alunos, que obtiveram um ótimo resultado no concurso, e o Prof. Efreu Quintana, que os orientou. Reconhecimentos nacionais, juntamente com a atual nota 4 no ENADE 2017 (numa escala de 1 a 5), são os frutos colhidos de anos de intenso trabalho na qualificação do curso, que já vem firmemente se destacando no cenário regional e nacional.