15 maio 2012

PROFESSORA INTEGRA COMISSÃO DA ULBRA PARA PROJETO DE HOSPITAIS EQUATORIANOS

Entre os dias 16 e 24 de abril de 2012, a professora Bianca Breyer Cardoso participou de visita técnica ao Equador, relativa ao projeto Hospitais Equatorianos. Tal projeto se origina do convênio firmado entre a ULBRA e quatro universidades equatorianas, com destaque para a Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí (ULEAM) e a Universidad Técnica de Manabí (UTM), ambas com demanda de hospitais universitários.

O objetivo da visita foi estabelecer contato com as equipes equatorianas que integram o projeto, a fim de definir as necessidades de cada um dos hospitais, além de conhecer as condições de saúde local, no tocante às instalações físicas e às políticas de gestão para formação e assistência. A Comissão da ULBRA foi composta pelo Diretor de Inovação Prof. Marcio Machado da Silva, pelo Prof. Dr. Paulo Nader, médico e gestor da Residência Médica e da Neonatologia do Hospital Universitário de Canoas, pela enfermeira Prof. Teresinha Valduga Cardoso, especializada na gestão de hospitais, além da Prof. Bianca, que representou a área de Arquitetura em função da experiência em arquitetura hospitalar, qye contabiliza mais de 60 projetos de ambientes de saúde, com área superior a 60.000m².

A importância de um representante da área de Arquitetura num projeto desta envergadura é incontestável, uma vez que o planejamento físico de hospitais exige um grande comprometimento com aspectos técnicos, normativos e funcionais. Ressalta-se ainda a oportunidade de intercâmbio com outros cursos, exemplificada na visita às instalações da Facultad de Arquitectura da ULEAM, dirigida pelo Decano Arq. Ricardo Ávila Ávila. Tal ocasião se constituiu como ponto alto da viagem, principalmente pelo contato direto com os alunos, numa conversa sobre as diferenças entre Brasil e o Equador no que tange à arquitetura e o ofício do arquiteto.


Encontro com alunos de Arquitetura da ULEAM Equador
Como saldo da visita técnica, destacamos a intenção de que o Anteprojeto dos hospitais universitários seja desenvolvido pelo Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo, já implantado no Campus Torres. Ao estruturar uma equipe composta por professores e alunos do curso, a ideia é criar um embrião para uma linha de projeto, pesquisa e extensão em Ambientes de Saúde, já a partir do próximo semestre letivo.