22 maio 2012

VIAGEM DE ESTUDOS 3/2012: CONSTRUINDO UM NOVO OLHAR SOBRE PORTO ALEGRE


O curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu, de 18 a 20 de maio, viagem de estudos a Porto Alegre, com o objetivo de desenvolver o olhar arquitetônico e urbanístico dos estudantes, ampliando seu repertório formal através do conhecimento histórico. O grupo, composto de 22 alunos e sete professores, fez um percurso pelos diferentes tempos da arquitetura e do urbanismo porto-alegrenses.

No primeiro dia, o roteiro se concentrou na evolução urbana e na estruturação viária do município, analisando o sistema de radiais e perimetrais e os caminhos que deram origem às principais vias, sob a condução das professoras Thaís Menna Barreto e Bianca Breyer.

Ao ingressar pela Terceira Perimetral, o grupo se deslocou pelo Caminho do Meio, atual Protásio Alves, até chegar ao Centro Histórico, partindo em caminhada da Ponta da Cadeia/Usina do Gasômetro até a Praça da Matriz, passando pela Praça da Harmonia, atual Brigadeiro Sampaio, pela Rua da Igreja, atual Duque de Caxias e pelo Alto da Bronze. 

O roteiro do primeiro dia incluiu, ainda, visitas guiadas à Igreja das Dores, ao Theatro São Pedro, ao Solar dos Câmara e ao Palácio Piratini. Para coroar, o grupo contemplou o anoitecer no Viaduto Otávio Rocha, na Av. Borges de Medeiros, tomou um café no terraço da Casa de Cultura Mário Quintana e conheceu a sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, tendo sido recebido pela Diretoria do IAB-RS.


No sábado, a atenção do grupo se focou na Arquitetura Eclética e também na Arquitetura Moderna de Porto Alegre, num roteiro conduzido pelos professores Marcos Bueno e Samantha Diefenbach.

Saindo do Portão do Cais, o grupo se deslocou pela Av. Sepúlveda, entrada histórica da cidade, atingindo a Praça da Alfândega, onde visitou o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Memorial RS e pode vislumbrar o antigo Cine Imperial e o Clube do Comércio. O grupo seguiu pela Rua da Praia, atual Rua dos Andradas, até chegar ao Mercado Público, onde contemplou o Chalé da Praça XV e o Paço Municipal, a Fonte Talavera de la Reina e a Prefeitura, prédio histórico projetado para abrigar a Intendência. Seguindo pela Borges de Medeiros, avenida que concentra os primeiros arranha-céus da cidade, o grupo rumou à Praça da Matriz, que além de agrupar importantes exemplares arquitetônicos, como a Biblioteca Estadual, o Arquivo Municipal, o Theatro São Pedro e o Multipalco, se destaca por possuir edifícios-símbolo dos três poderes, o Palácio Piratini, a Assembleia Legislativa e o Palácio da Justiça, além da Catedral Metropolitana, representante do poder religioso.


O último dia de viagem começou com um passeio pela Travessa dos Venezianos, conjunto tombado pelo patrimônio histórico, seguindo em direção ao principal parque urbano de Porto Alegre, o Parque Farroupilha, que sedia o tradicional Brique da Redenção e foi projetado em 1928 pelo urbanista francês Alfred Agache.

À tarde, o grupo foi conduzido pelo Prof. Guilherme de Almeida em visita ao principal exemplar da Arquitetura Moderna porto-alegrense, o Hipódromo do Cristal, cujo projeto foi alvo de concurso público vencido pelo arquiteto uruguaio Román Fresnedo Siri. Foi possível conhecer, ainda, alguns exemplos da arquitetura residencial contemporânea, como a premiada Slice House, no Menino Deus, e a casa da artista plástica Heloísa Crocco, na Vila Conceição, esta implantada sob os preceitos da Cidade Jardim inglesa.

Como ponto culminante da viagem, o grupo fez uma visita ao Museu Iberê Camargo, projeto do premiado arquiteto português Álvaro Siza que coloca Porto Alegre no mapa da arquitetura mundial. Após conhecer o interior do museu, os estudantes encerraram a viagem contemplando um dos mais tradicionais cartões postais da cidade: o pôr do sol do Guaíba.

Registro do pôr do sol no Guaíba, realizado pela estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo Eloisa Hamanaka Brum

 
Vale destacar que a viagem foi muito bem-sucedida, uma vez que atingiu o objetivo de sensibilizar os alunos e apresentar-lhes exemplos de boa arquitetura. Segundo depoimento dos próprios estudantes, eles conheceram uma outra Porto Alegre e puderam construir um novo olhar sobre o que consideravam conhecido.


Para os que não conseguiram participar, informamos que a intenção é criar uma edição da Viagem de Estudos a Porto Alegre a cada ano. Assim todos os estudantes terão oportunidade de enriquecer seu repertório, conhecendo exemplares locais, antes de alçar voos mais longos. Pretendemos, ainda, lançar uma exposição com registros fotográficos da viagem, objetivando ampliar a reverberação e a sensibilização oportunizada pela experiência.

Por fim, agradecemos a todos os participantes, destacando a disponibilidade dos professores em compartilhar o conhecimento fora do expediente de trabalho e o entusiasmo dos estudantes por acreditarem que sempre há mais a conhecer.