15 maio 2012

VIAGEM DE ESTUDOS 1/2012: ILHA DO PAVÃO


Os alunos das disciplinas de Urbano II e Projeto V, acompanhados pelo Prof. Enaldo Nunes Marques, visitaram a Ilha do Pavão em Porto Alegre, por ocasião do Concurso Internacional dos Estudantes de Arquitetura, que integra as atividades do 2º Congresso Internacional de Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social (2º CHIS), que será realizado de 28 a 31 de maio na PUCRS.

Segundo informações da PMPA, a área de intervenção visitada pelos estudantes consiste em setor não urbano localizado às margens da rodovia federal BR 116/BR 290, ocupado desde a década de 1940, por população de baixa renda. Pela sua localização às margens do Guaíba, a Ilha do Pavão possui grande valor paisagístico e apresenta potencialidades turísticas e de ocupação que privilegiem relações sociais e condições de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Sujeita a inundações sazonais, atualmente a área encontra-se ocupada por edificações precárias, providas de mínima infraestrutura urbana, e experimenta constante tensão social, dada a localização em faixa de domínio público e a proximidade com a rodovia.

Neste contexto, a produção habitacional sustentável, a inserção de equipamentos públicos e a qualificação dos espaços abertos representam um desafio complexo, que vai ao encontro dos temas desenvolvidos no âmbito das disciplinas de Urbano II e Projeto V do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres.