13 agosto 2012

AULA INAUGURAL COM O PRESIDENTE DO IAB-RS LOTA AUDITÓRIO DA ULBRA TORRES


A aula inaugural 2012/2 do curso de Arquitetura e Urbanismo, realizada na última sexta, dia 10 agosto, contou com a presença do Arq. Tiago Holzmann da Silva, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento Rio Grande do Sul, e do vice-presidente Arq. Rogério Malinsky. Através da palestra “IAB Cidade e Cultura”, Holzmann e Malinsky divulgaram a atuação do IAB-RS, destacando a importância do papel dos arquitetos no interior do estado, principalmente pela alta concentração de profissionais nos grandes centros urbanos.


Entre outros aspectos, os arquitetos salientaram o empenho do IAB-RS na valorização da profissão de Arquiteto e Urbanista, sobretudo a partir da criação do conselho próprio, o CAU. Além disso, destacaram a necessidade dos concursos públicos de projeto, que garantem a qualidade das intervenções e a importância da universalização do acesso à arquitetura, pela Lei 11888/2008, que garante direito à assistência técnica para construção, reforma e ampliação para famílias de baixa renda.


A vinda dos membros da Diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil ocorre em momento estratégico para o Litoral Norte, pela recente criação do núcleo que congrega arquitetos de Capão da Canoa, Xangri-lá e Arroio do Sal e pelo processo em curso para criação do Núcleo Torres. Para o curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres é uma grande satisfação receber o IAB-RS, pela importância histórica desta entidade, e também colaborar para consolidação dos núcleos locais, cuja contribuição para valorização de nossos egressos é inestimável. 

Na ocasião, foi realizado também o lançamento das atividades de extensão previstas para o segundo semestre letivo. A Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Thaís Menna Barreto, destacou o significado que tais atividades assumem no currículo do estudante, pois além de ampliarem a cosmovisão, particularizam e direcionam a formação de cada um, consolidando os requisitos para uma atuação profissional sólida e, ao mesmo tempo, inovadora.







Na lista de atividades de extensão para 2012/2 destacam-se o WORKSHOP MAP, maratona de projetos com foco no mobiliário urbano da orla, a ser ministrada pelo professor catalão Joan Alfós Bernad nos dias 30, 31/8 e 1/9.






Além do Workshop, foram lançadas as viagens de estudo para Curitiba e Brasília, cujo principal objetivo é desenvolver o olhar arquitetônico e urbanístico dos estudantes, ampliando seu repertório formal através da vivência de outras culturas e paisagens urbanas.



Por fim, foram apresentados os cursos de SketchUp Módulo I, que objetiva preparar profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e design para criação rápida de maquetes eletrônicas, que permitam a visualização e modelagem de ideias e projetos, e SketchUp Módulo II, cujo objetivo é apresentar, àqueles que conhecem os princípios básicos de modelagem 3D, novas ferramentas que confiram maior realidade aos projetos, através da aplicação de materiais e texturas, sombras e blocos e da foto-montagem.


Após a palestra, os membros da Diretoria do IAB-RS, a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres e os representantes do Centro Acadêmico se reuniram com representantes dos arquitetos do Litoral Norte para celebrar o lançamento do Núcleo Torres do Instituto dos Arquitetos do Brasil.