21 agosto 2012

REPRESENTANTES DO IAB GARANTEM A INCLUSÃO DA ARQUITETURA NA POLÍTICA CULTURAL BRASILEIRA

Apenas no ano passado, a Arquitetura e Urbanismo foi reconhecida como "cultura" pelo Governo Federal e conquistou seu direito a assento no Conselho Nacional de Políticas Culturais – CNPC. Este fato deveu-se, em grande parte, à atuação dos representantes do IAB no CNPC, cujo primeiro mandato coube ao prof. Paulo Ormindo, do IAB da Bahia, e o segundo ao ex presidente do IAB do Paraná, arq. Jeferson Dantas Navolar.


O auge desta participação é o processo em andamento para a instalação do Setorial de Arquitetura e Urbanismo, ou seja, a criação do Comitê Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC – e a eleição dos representantes da área que definirão as futuras propostas da sociedade civil para as politicas públicas do Ministério.



O CNIC é um fórum de apoio ao Ministério que tem por função subsidiar suas decisões na aprovação dos projetos culturais submetidos para captação de recursos via renúncia fiscal da Lei Rouanet, é um caminho importante na concretização da meta de valorização da arquitetura e urbanismo como cultura.


Segundo Navolar, “o tema Arquitetura e Urbanismo, por ser indissociável da vida humana, é componente necessário na compreensão e assimilação dos espaços utilizados pelo homem, desde a habitação ao espaço da cidade e do município, o território, sendo o grande espaço agregador das políticas públicas” e, neste contexto, torna-se fundamental a participação de Arquitetos e Urbanistas no Comitê Nacional para defender o tema.


Maiores informações no site do IAB-RS: