22 setembro 2015

ARQUITETURA E URBANISMO DA ULBRA TORRES PARTICIPA DO 1º COLÓQUIO DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO DA ULBRA

O curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Torres esteve presente no 1º Colóquio de Extensão, Pesquisa e Ensino e 1º Encontro de Alunos Extensionistas da ULBRA. O evento, ocorrido no campus de Canoas, no dia 27 de agosto, permitiu a socialização e a troca de experiências entre professores e estudantes dos diversos cursos e campi da universidade, os quais tiveram oportunidade de apresentar seus projetos e atividades de extensão e receber a colaboração dos colegas extensionistas reunidos no encontro.



Na sessão de apresentação de trabalhos, coordenada pela Diretora de Assuntos Comunitários da ULBRA Professora Simone Loureiro Brum Imperatore, a aluna Júlia Carolina Zielke e o professor Efreu Brignol Quintana do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres apresentaram o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo. 


O Escritório Modelo concentra as atividades de extensão comunitária do curso e tem como objetivo fortalecer as relações entre a Instituição e a comunidade, através da prestação de serviços de projeto e consultoria que contribuam para a melhoria da qualidade do ambiente construído nas suas diversas escalas, além de complementar a formação do aluno com o aprendizado advindo da experiência prática. Professor e aluna relataram o trabalho permanente de elaboração de projetos arquitetônicos demandados pela própria instituição e apresentaram a metodologia e resultados parciais do projeto de extensão atualmente realizado junto à aldeia indígena Mbya-Guarani Nhu Porá, no município de Torres. A atuação junto à aldeia indígena tem permitido observar a insatisfação da comunidade com as tipologias arquitetônicas que foram lá implantadas nos últimos anos, evidenciando a importância de se considerar, compreender e respeitar a cultura e os saberes das populações na proposição de arquiteturas adequadas às suas necessidades e expectativas.

Para saber mais sobre o 1º Colóquio de Extensão, Pesquisa e Ensino da ULBRA acesse: