23 setembro 2015

ULBRA TORRES PROMOVE PALESTRA SOBRE LAJES NERVURADAS EM PARCERIA COM A ATEX DO BRASIL

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Campus Torres promoveu, no dia 21 de setembro, palestra sobre lajes nervuradas com moldes recuperáveis, em parceria com a Atex do Brasil, pioneira e líder de mercado na comercialização de fôrmas para esta finalidade.


Tendo como público alvo não só os acadêmicos do curso, mas também egressos e profissionais do ramo da construção civil, a palestra foi organizada pelo Prof. Eng. Moisés Vitoreti, responsável pelas disciplinas de Sistemas Estruturais. Como ministrante, o Engenheiro Civil Marcos da Costa Terra, professor titular de Construção Civil da Escola de Engenharia Kennedy e de Construção de Edifícios da PUC-MG, diretor técnico da Atex do Brasil, que possui larga experiência em projeto estrutural, tendo sido responsável pelos projetos do Mineirinho, Fiat-MG, Belgo Mineira, Usiminas, Acesita, Brahma, entre outros.


A palestra abordou a natureza das lajes nervuradas, focando nas soluções em fôrmas recuperáveis desenvolvidas pela Atex, capazes de reduzir o custo de construção e os impactos ao meio ambiente. Além disso, o Eng. Marcos Terra apresentou o processo executivo das lajes e tratou de questões normativas, relacionadas principalmente às normas de proteção contra incêndio, à recente norma de desempenho das edificações habitacionais e às questões acústicas. A excelente explanação permitiu não apenas observar a qualidade da tecnologia construtiva apresentada, mas, principalmente, a importância do suporte técnico de profissionais especializados no desenvolvimento de novos produtos e soluções.



A Coordenação do curso agradece ao Prof. Moisés, pela iniciativa e pela organização da atividade, bem como aos representantes da Atex do Brasil, pela disponibilidade em compartilharem o conhecimento técnico, auxiliando na formação de nossos estudantes e na atualização dos profissionais de nossa região. 


Saiba mais sobre as formas recuperáveis para lajes nervuradas em:

http://www.atex.com.br/