02 setembro 2015

EQUIPE DA ULBRA TORRES ELABORA PROJETO PARA CONCURSO DE ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA

No dia 01 de setembro, a equipe de estudantes coordenada pela Prof. Carolina Jochims apresentou à Coordenação e corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres o projeto que vem sendo elaborado para participação na IX Bienal José Miguel Aroztegui, um concurso de projeto de arquitetura bioclimática para estudantes de graduação de universidades brasileiras e latino-americanas. O concurso integra as atividades do Encontro Nacional e Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC/ELACAC), que será realizado entre os dias 15 e 18 de outubro de 2015, na cidade de Campinas/SP.




O evento, promovido pelo Grupo de Trabalho de Conforto Ambiental de Eficiência Energética da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), abre espaço para apresentação de pesquisas e discussões sobre conforto térmico, iluminação natural e artificial, acústica arquitetônica e urbana, eficiência energética, ergonomia e avaliação pós-ocupação, e se configura como principal fórum brasileiro, e um dos mais importantes da América Latina, em sua área de abrangência. O concurso objetiva promover e incentivar a incorporação das técnicas bioclimáticas na construção do habitat humano, visando otimizar sua qualidade ambiental e sua eficiência energética por meio do uso privilegiado de recursos naturais renováveis. Segundo os organizadores, a Arquitetura Bioclimática é aquela em que a qualidade ambiental e a eficiência energética são obtidas por meio do aproveitamento racional dos recursos da natureza, de modo a contribuir com o equilíbrio do ecossistema no qual está inserida. Suas principais características são a adequação do espaço construído ao meio climático e às necessidades humanas; a racionalização do consumo de energia; e o conforto ambiental proporcionado pelo uso otimizado de recursos renováveis.

A equipe da ULBRA Campus Torres é composta pelos estudantes Gieltom Luiz Pereira, Guilherme de Oliveira Neto, Guilherme Thomé, João Elizandro Silva Santos, Patrícia Campos e Wagner Medeiros e, além da supervisão da Prof. Arq. Carolina Jochims, responsável pela disciplina de Conforto Ambiental em nossa instituição, contou com a orientação do Prof. Eng. Moisés Vitoreti, responsável pelas disciplinas de Sistemas Estruturais. Diante do tema “Abrigos de Emergência”, a equipe teve como desafio elaborar projeto de construções temporárias para a acomodação de desabrigados por motivo de desastres naturais e outras causas como incêndios, desmoronamentos e desocupações de edifícios existentes, segundo os preceitos da Arquitetura Bioclimática, devendo, portanto, dotá-las de condições de conforto ambiental para a habitabilidade com qualidade, segurança e o mínimo de consumo energético possível. A duas semanas do prazo para submissão da proposta, o projeto elaborado pela equipe está em fase de finalização, demandando agora esforços finais de representação gráfica. Por ocasião da apresentação ao corpo docente, o grupo recebeu as últimas contribuições para refinamento da proposta, que já surpreende pela qualidade de soluções projetuais.

A Coordenação do curso, orgulhosa dos resultados até aqui, parabeniza a equipe e agradece pela iniciativa, o empenho e a dedicação que, certamente, coroam de forma muito significativa os esforços de qualificação do curso, especialmente na área de Conforto Ambiental, expressos pela materialização, há cerca de dois anos, do LABCON - Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética em nosso campus. Estamos na torcida, juntamente com todos os professores e demais alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da ULBRA Campus Torres, desejando ainda mais sucesso na empreitada.

Para saber mais sobre o evento e o concurso, acesse: